em

Saúde confirma morte de paciente por H1N1 em PG

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, na manhã de quarta-feira (5), que o Laboratório Central (Lacen) analisou as amostras de três pacientes residentes no município de Palmeira e os resultados apontaram o vírus da Influenza A no organismo. Entre os pacientes confirmados está uma mulher – nome e idade não revelados – que estava internada no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) e faleceu no último final de semana.

O caso chamou a atenção da equipe médica por dois motivos principais: primeiro pela evolução rápida do quadro clínico, que se agravou e ocasionou o óbito; segundo, porque a paciente fez viagem recente a Orlando, nos Estados Unidos.

Segundo a Sesa, os resultados ficaram prontos na segunda-feira (4) após a sequência de testes indicadas pela Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde. "A Sesa reafirma que não há casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus no estado", informou a pasta.

Casos

No ano passado, foram 672 casos confirmados de síndromes respiratórias agudas provocadas pelo vírus Influenza de janeiro a dezembro de 2019 pela Secretaria Estadual de Saúde.

Mais dois óbitos foram registrados: uma menina de 1 ano, residente em Mandaguari, na região Norte e, uma mulher de 29 anos, de Marilândia do Sul, no Vale do Ivaí.

Associada ou não a outras comorbidades, como por exemplo, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, hepáticas e renais, a infecção pelo vírus da Influenza provocou 129 óbitos no estado neste período de monitoramento.

Regiões

De acordo com o último boletim, os casos de gripe são registrados em todas as regiões do Paraná, incluindo Ponta Grossa. As cidades que apresentaram maior número de casos confirmados da infecção foram Curitiba, com 157; Foz do Iguaçu, com 76; Ponta Grossa, com 38, e São José dos Pinhais, com 31.

As medidas de prevenção à gripe devem ser mantidas, mesmo no verão. “Conforme acompanhamos nos boletins, os casos de gripe acontecem durante o ano inteiro”, explicou a chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da SESA, Rosana Piler. “Entre as medidas preventivas estão: a higienização frequente das mãos, principalmente antes das refeições, e a ventilação constante dos ambientes”.

Os principais sintomas da gripe são febre alta, acima de 38 graus, com início repentino; além de dor de garganta e de cabeça, calafrios, sensação de cansaço e tosse seca. Diante dos sintomas a recomendação é para a busca de atendimento médico nas unidades de saúde.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.