em

Saúde de Ponta Grossa reforça importância da doação de leite materno

Amanhã (19) é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. O leite materno é essencial na vida dos recém-nascidos prematuros internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está reforçando a importância e convidando as mães para serem doadoras.

Para ser doadora precisa ser saudável, estar amamentando o seu bebê, realizar um cadastro e seguir as orientações dos cuidados de higiene, coleta e armazenamento do leite humano.

A Banco de Leite Humano (BLH) de Ponta Grossa orienta, fornece o material necessário para a coleta e toda semana vai até a residência das doaras buscar o leite coletado.

 “Neste momento de pandemia do COVID-19, nós queremos agradecer as doadoras, pois estamos coletando mais do que em anos anteriores. Estamos conseguindo, em média, 120 litros ao mês. Este volume atualmente supre a demanda solicitada pelas UTIs neonatais de nossa cidade. Mas é importante ter continuidade, quanto mais tivermos, mais vidas estaremos ajudando a alimentar e a salvar”, destaca a coordenadora do BLH, Ana De Bastiani.

A FMS sempre realiza ações para incentivar a doação de leite, pois em alguns meses do ano a demanda é maior do que o volume coletado.

“Precisamos de ajuda das mães que ainda não doam e percebem que tem essa sobra de leite, este gesto é primordial para dar continuidade no repasse dos leites para os hospitais que precisam e contam com uma grande demanda”, explica Ana.

O BLH de Ponta Grossa está localizado no Hospital da Criança João Vargas de Oliveira. Para tirar dúvidas ou se cadastrar para ser uma doadora, as mães devem entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, através do telefone 32201050 ou pelo WhatsApp 99148-1909.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.