em

Saúde e Controladoria iniciam trabalho para adotar compliance

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, discutiram nesta segunda-feira (7) o Plano de Integridade da Saúde. Além de apresentar informações sobre o plano, Raul Siqueira explicou resultados prévios da CGE Itinerante. Ambas as atividades fazem parte do Programa de Compliance que o Governo pretende colocar em todas as secretarias e órgãos estaduais.

“Uma das ações mais importantes do Governo é o compliance. Muitas vezes ele não aparece, mas é como uma blindagem que se coloca em todas as ações governamentais no cotidiano do governo estadual. Isso tem como objetivo identificar e bloquear qualquer atitude suspeita relacionada ao serviço público”, assegura o secretário Beto Preto.

A CGE tem como competências, entre outras, monitoramento da gestão pública e promoção da Transparência Pública. Na questão da saúde, o secretário projeta que as ferramentas para auditorias em contratos e prestação de serviços sejam aplicadas de forma ampla. “O secretário Beto Preto nos solicitou auditoria em contratos em andamento na Secretaria para que possamos identificar se há equívocos e solucioná-los, caso seja necessário. Nossa intenção era apresentar o compliance e já saímos do prédio com atividades que fazem parte do nosso processo. Estamos cientes que a Secretaria da Saúde está comprometida em um trabalho de transparência e eficiência alinhado ao governador Ratinho Junior,” disse o controlador-geral.

COMPLIANCE – O Programa de Compliance do Governo do Estado objetiva cumprir regras, leis e princípios éticos e de forma íntegra e transparente, fazendo uso de métodos específicos para identificar potenciais riscos de práticas irregulares e processos vulneráveis a fraudes, subornos e desvios de conduta.

A aplicação do método tem como base a cultura ética e honesta, que fortalece a credibilidade, pela segurança no cumprimento da legislação. Com a aplicação da metodologia de compliance, o Governo do Paraná busca aumentar a transparência de suas ações, aprimorar o combate à corrupção e determinar uma gestão eficiente e confiável dos recursos públicos.

“Temos a total segurança de que falamos a partir de uma vontade total do governador Ratinho Júnior. Esse é um dos Programas que queremos assumir de forma ampla na Sesa”, ressaltou Beto Preto.

CGE ITINERANTE – O controlador-geral explicou ao secretário que o relatório preliminar da CGE Itinerante apontou a qualidade dos serviços prestados pela saúde de competência do Estado, a partir da aferição de alguns serviços prestados no Hospital do Trabalhador. A CGE Itinerante é uma forma de ouvir e saber mais sobre os serviços oferecidos pelo Governo do Estado. A coleta de informações e dados para aferir a qualidade do serviço pode também ser realizada via telefone e por formulário no site da CGE.

De acordo com Siqueira, que acompanhou as entrevistas no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, o cuidado com a saúde vai além do cuidado com o paciente ou com a doença. “É um momento sensível quando a família procura o serviço de saúde e identificamos que lá, além do atendimento médico ao paciente, os familiares são acolhidos, percebem e valorizam esse atendimento”, destacou o controlador-geral.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.