em

Saúde será tema da última reunião da AMCG em 2018

Os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) se reúnem nesta sexta-feira (9) em Ponta Grossa, para a reunião mensal da entidade, a última do ano. No encontro, que está marcado para acontecer a partir das 10 horas, na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg) prefeitos e gestores dos 19 municípios que compõe a entidade seguem debatendo o desenvolvimento regional e as ações que podem ser realizadas em conjunto pelas prefeituras. 
De acordo com o presidente da AMCG e prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (DEM),o assunto central do encontro será a saúde. "O tema esteve entre os principais discutidos pela entidade ao longo do ano. E, conseguimos fechar o ano com a efetivação do CimSamu [Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dos Campos Gerais], pauta que defendemos ao longo dos últimos anos", frisa. Na reunião marcada para esta sexta-feira, o  diretor-geral do CimSamu, Jaime Menegoto Nogueira, vai apresentar a previsão orçamentária do consórcio para os próximos dois anos. Ainda sem as bases prontas nos municípios, e com poucas ambulâncias entregues pelo Ministério da Saúde, o CimSamu funciona com serviços administrativos. “Por enquanto cobramos das prefeituras uma taxa de manutenção. Assim que as ambulâncias começarem a rodar, vamos solicitar maior aporte financeiro”, conta Nogueira.
Além do CimSamu, o Consórcio Paraná Saúde – de assistência farmacêutica – compõe a pauta do encontro desta sexta. O presidente do consórcio, o prefeito de Balsa Nova, Luiz Claudio Costa, participará da reunião para explicar aos prefeitos os benefícios das prefeituras realizarem convênios, via consórcio, para a compra de medicamentos. “Hoje 397, dos 399 municípios do Paraná já são associados. Apenas Curitiba e Foz do Iguaçu ainda não, mas este último já está com os trâmites prontos para aderir”, conta Costa.
Juca Sloboda afirma ainda temas relacionados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CimSaúde) também estarão em pauta. "Temos no final do ano eleição para a nova diretoria do consórcio, que assume em janeiro", completa. 
A reunião deve ser coordenada pelo vice-presidente da AMCG, prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Marcio de Mattos. 

Terra de Riquezas
Antes do início da reunião mensal da AMCG, prefeitos e gestores da região participam do lançamento da nova edição do anuário socioeconômico Terra de Riquezas, produzido pelo jornal Diário dos Campos. Na ocasião, o presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade, vai explanar sobre o papel da entidade no desenvolvimento do estado.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.