em

Se alimente bem neste Carnaval

Com o carnaval aí, permanecer com a alimentação saudável pode não parecer uma tarefa fácil. Desinchar e ao mesmo tempo ter a energia necessária para aguentar todos os dias de folia é um desejo constante entre os foliões. Mas, o que priorizar? Para manter o pique desejado e não quebrar a dieta, a principal dica é optar por um cardápio rico em carboidratos complexos, proteínas, vegetais, legumes e frutas, além de ingerir muita água.

Confira as orientações que Luanna Caramalac, nutricionista funcional, passou para manter uma boa alimentação antes, durante e depois da maratona de folia:

 

Para dar o gás na pré-folia:

Neste período que antecede a festa mais esperada do ano, manter uma alimentação “de verdade”, ou seja, com menos embalados e mais descascados, é imprescindível para garantir disposição e energia. A dica é investir em uma dieta rica em carboidratos complexos como: mandioca, batata, inhame, arroz integral, aliada a fontes de proteínas (como ovos, carne vermelha, frango e peixes), bem como vegetais, legumes e frutas; além de beber muita água para se manter hidratado.

 

Durante o carnaval:

Apostar em alimentos práticos como frutas, mix de castanhas, lascas de coco seco fresco (rico em gorduras boas, vitaminas e minerais) garante saciedade e deixa o folião nutrido, sem precisar sair do bloco para se alimentar. Nesta fase, é ainda mais importante se manter hidratado para a curtição, em especial, aqueles que irão consumir bebida alcoólica.

 

Acabou o carnaval: como se recuperar?

Neste momento é comum que o folião se sinta inchado por conta do consumo de álcool. Portanto, deve-se aumentar a ingestão hídrica com sucos detoxificantes, que ajudam o fígado a eliminar toxinas. Dentre eles, destacam -se o suco verde à base de couve com limão ou maçã. Vale adicionar gengibre, que acelera o metabolismo e ajuda a oxidar gorduras, além de acrescentar salsinha; um diurético natural. O suco de frutas vermelhas também atua de forma benéfica no organismo. A composição de morangos, mirtilo, amora, cúrcuma e água de coco natural tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Outras opções são os chás de cavalinha e de hibisco (para quem não é gestante ou não pretende engravidar).

A nutricionista ainda ressalta a importância de associar estes alimentos à prática de atividade física, bem como manter a manutenção do sono para uma excelente recuperação pós feriado.

 

 

Receitas para você curtir com disposição e equilíbrio

Para aproveitar cada momento da folia é essencial se alimentar corretamente. Afinal, o sabor de família fica!

Carnaval, uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros. São cinco dias para aproveitar o momento de descanso ou curtir a folia e de várias formas, seja nos trios elétricos, bloquinhos de rua, nos desfiles na avenida ou mesmo em casa junto da família.

O fundamental para aproveitar bem esse momento é pensar em uma alimentação leve e equilibrada. Alimentar-se corretamente é essencial para curtir tudo que esse momento tem a oferecer. Por isso, sugerimos algumas receitas para você se alimentar bem nessa folia. Confira

 

Crostini de Cottage e Avocado

O Crostini de Cottage e Avocado é um prato rápido para diversas ocasiões, seja no café da manhã reforçado ou no lanche da tarde

 

Ingredientes:

400 g de queijo cottage

3 colheres (sopa) de ervas (tomilho, alecrim e salsa)

½ embalagem de torrada multigrãos

2 avocados em fatias finas

Azeite para finalizar

Sal a gosto

Modo de Preparo:

– Em uma tigela misture o cottage com as ervas e o sal.

– Sobre cada torrada coloque uma porção do cottage temperado e acomode o avocado. Finalize com um fio de azeite e sirva em seguida.

Rendimento: 8 crostinis

Tempo de preparo: 20 minutos

 

Parafuso com Tomate Cereja, Abobrinha e Manjericão

Já o Parafuso com Tomate Cereja, Abobrinha e Manjericão é o prato principal que agrada todos os paladares. Independente da escolha capriche e coloque o amor como ingrediente principal, pois “o sabor de família fica”

Ingredientes:

1 pacote de macarrão parafuso

500 g de tomate cereja cortado ao meio ou 8 tomates sem sementes e em cubos

2 abobrinhas médias cortadas em rodelas finas

150 g de azeitonas pretas sem caroço e picadas

6 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho picados

Sal e manjericão à gosto

Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

– Em um refratário com tampa, junte os tomates, a abobrinha, as azeitonas, o alho, o manjericão, acerte o sal e por último regue com o azeite.

– Leve ao micro-ondas em potência alta por 8 minutos ou ao forno preaquecido (200 °C) por 20 minutos ou até que tudo fique macio e reserve.

– Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e acomode em um refratário grande.

– Coloque o molho sobre a massa e mexa com a ajuda de 2 garfos grandes. Sirva polvilhado com o queijo parmesão ralado.

Rendimento: 5 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

 

 

Invista no café da manhã

Para quem gosta de folia, a programação de carnaval costuma ser intensa. Mas é preciso estar atento a algumas orientações de alimentação que podem ajudar a não perder o ritmo, nem a saúde, nesses dias de blocos e festas espalhadas pelo país. A hidratação é a dica mais comum, mas muitas vezes esquecida. O consumo de bebidas alcoólicas e o suor dos dias quentes de verão podem levar à desidratação. Para isso, precisamos investir na água mineral, água de coco, sucos e isotônicos. Essa medida vai ajudar a prevenir a ressaca também.

Como muitas vezes a programação começa ainda cedo e segue ao longo do dia, o café da manhã é, mais do que nunca, a refeição mais importante do dia. Uma porção de carboidrato é essencial porque é uma fonte primária de energia para o corpo. Capriche também nas fibras, frutas e proteínas. Essa receita selecionada pela equipe da Alegra, indústria de alimentos de carne suína, garante porções de carboidrato, proteína e fibra. Uma boa xícara de café ou suco desintoxicante e energizante podem ser bons acompanhamentos.

 

Croissant com presunto defumado Alegra, sour cream e endro

Ingredientes:
4 croissants
200g de presunto defumado Alegra
200g de nata
50ml de suco de limão
endro fresco
pimenta preta
sal

Preparo:
Para o sour cream: misturar a nata com o suco de limão, temperar com sal e pimenta e reservar por 20 minutos, para que a consistência fique mais firme. Abrir os croissants ao meio, sem separar em duas partes, untar generosamente com sour cream e colocar as fatias de presunto defumado “amassadas”. Sobre o presunto colocar as folhas de endro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.