em

Sebrae implanta atendimento digital em libras no Paraná

Para melhorar a experiência de pessoas com deficiência auditiva que buscam informações sobre empreendedorismo e negócios, a Central de Atendimento do Sebrae/PR passa a ofertar atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Até aqui, o atendimento para este grupo era feito por chat e WhatsApp. Com a nova forma de interação, o Sebrae/PR amplia sua atuação inclusiva para informar e orientar empreendedores.
 
A Central de Atendimento ganhou um novo posto, equipado com câmera de vídeo. O atendimento por Libras é feito pelo Skype, e os interessados devem agendar sua conversa pelo chat ou pelo WhatsApp. No Brasil, há mais de 10 milhões de deficientes auditivos, sendo que 2 milhões são completamente surdos. De acordo com o IBGE, no Paraná, são 525 mil pessoas surdas.
 
Para o consultor do Sebrae/PR, Alessandro Machado, a linguagem de sinais possibilitará que as soluções e produtos da empresa estejam ainda mais acessíveis aos paranaenses. “Por um princípio de inclusão foi planejado esse modelo de atendimento. O Sebrae oportuniza um canal customizado, gratuito e de fácil acesso para auxiliar os empreendedores. Basta agendar o atendimento”, descreve Alessandro.
 
O novo canal foi testado e aprovado pelo estudante de Logística Wesley Soares Sales, 34 anos, que quer empreender na área de entretenimento e eventos. Ele precisava de informações sobre crédito para sua ideia de negócio. “É muito difícil chegar a algumas informações mais específicas, pelos meios convencionais. É a primeira vez que eu consigo atendimento online por Libras, desta natureza, no Paraná. Torço para que esse tipo de experiência possa ajudar muitos surdos que também sonham em empreender, como eu”, comemora Sales.
 
O empreendedor foi atendido por Isabela Lustoza, formada em Comunicação Social no interior de São Paulo, que se encantou com a possibilidade de se comunicar por sinais. “Eu não conhecia essa língua. Mas, assim que vi pessoas surdas conversando pela primeira vez em Curitiba, sabia que era aquilo que queria fazer”, conta Isabel, quefoi treinada por 8 meses para atuar na Central.
 
Inovação e reconhecimento
A Central de Atendimento do Sebrae/PR teve seu modelo inovador reconhecido pelo Prêmio SmartCustomer – Services, Telecom & Utilities 2018. O projeto levou o bronze em “Inovação em Relacionamento”, que reconhece “melhores práticas de empresas que tenham criado e implementado estratégias inovadoras de relacionamento com o consumidor, como fidelização, atendimento, vendas, retenção e outros”.
 
De janeiro a agosto de 2019, foram realizados 51.718 atendimentos pela Central, o que representa uma média mensal de 6.464 atendimentos, ou cerca de 323 por dia. A satisfação média dos clientes é de 98%. Os canais digitais da Central de Atendimento do Sebrae/PR funcionam de segunda a sexta, das 8h à meia-noite.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.