em

Sebrae/PR lança o Programa Startup Garage, em Ponta Grossa

Acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) poderão participar do Startup Garage, programa do Sebrae/PR que vai proporcionar aos alunos a oportunidade de participar do processo de criação e validação de uma startup, além de desenvolver o potencial empreendedor. A inscrição gratuita e pode ser feita até dia 15 de maio, no link https://bit.ly/2WUBfKB

Os grupos podem ter até cinco pessoas inscritas, sendo permitida a inserção de um acadêmico de outra instituição de ensino superior ou de um membro com formação superior. Serão selecionadas até oito ideias de negócios, com um total de 40 participantes.  A previsão é que o programa tenha início em junho, com encontros online e presencias nas fases finais.  

No programa serão trabalhadas fases com avaliações específicas. A primeira é da descoberta, que inclui workshops sobre times de alta performance, mercado, ideias e modelo de negócios. A seguinte trata do produto com temas como a validação de mercado, prototipação, canais de vendas e modelo financeiro. Na fase de mercado serão trabalhados temas como o planejamento de marketing, preparação para vendas, aspectos jurídicos, participação de investimentos e a banca com investidores.

Ao todo são 54 horas de capacitações, incluindo workshops, mentorias e consultorias. Ao final, será escolhida a ‘Startup Destaque’, que será incubada no Hub de Inovação da UEPG, além de garantir vagas no Empretec e subsídios para participação em eventos da área e projetos de startups do Sebrae/PR.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, o Startup Garage fortalecerá o ecossistema de empreendedorismo local e regional, oferecendo aos acadêmicos um ambiente favorável para a criação de startups. “Queremos incentivar a visão empreendedora nos acadêmicos e mostrar que é possível ter o próprio negócio. O objetivo é que eles concluam o programa com projetos, criem startups e que aproveitem os workshops e mentorias que serão disponibilizados”, diz.

O lançamento do programa, que conta com a parceria da UEPG, aconteceu no último dia 14, com uma live sobre o desenvolvimento de startups. Para auxiliar na discussão sobre o tema, o evento contou com o talk entre empreendedores de sucesso, com o Community Manager da Ambev Marcos Medeiros; o sócio fundador e CEO da startup CareON e CTO da startup Min´horta, Matheus Tomio; e a co-fundadora da SantéMed e ConsultaMe, Caroline Saad, que discutiram temas reais.

Segundo a coordenadora do Centro de Educação Empreendedora (CEE), da UEPG,  professora Cleise Hilgemberg, a ideia inicial era reunir os acadêmicos de diferentes cursos e oferecer treinamento, espaço para discussões e a qualificação deles no Hub de Inovação, por meio da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi). “No entanto, com o contexto do coronavírus, nós iremos readequar o curso em conjunto com o Sebrae”, explica.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.