em

Secretaria da Saúde debate planejamento regional integrado

A regionalização da saúde foi o tema principal de uma reunião realizada nesta terça-feira (19) em Curitiba. Foi o primeiro encontro do ano da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB) para discutir o Planejamento Regional Integrado (PRI).

Participaram gestores da Secretaria de Estado da Saúde, equipes técnicas, integrantes dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/PR), Conselhos Regionais de Secretários Municipais (Cresems), gestores municipais e diretores das Regionais de

Para o diretor geral da Secretaria, Nestor Werner Junior, que abriu o evento, o Paraná está à frente de muitos estados quando o assunto é regionalização. No entanto, há ainda um longo caminho a ser percorrido. “Temos muito a avançar nesta área. Quando analisamos a questão de forma transparente chegamos aos nossos desafios: organizar a rede de atenção, discutir os vazios sanitários, além de trabalhar a eficiência dos serviços de atenção primária, secundária e terciária”.

Segundo ele, esta reunião foi fundamental para o entendimento do processo. “A regionalização precisa ser compreendida por todos. Cada um tem um papel essencial no processo e as discussões não podem acontecer de forma isolada”.

Já a presidente do Cosems, Cristiane Pantaleão, que é também secretária municipal de Saúde de Ubiratã, reforçou a importância da instituição nesse processo. “É uma grande responsabilidade e a regionalização vai trazer benefícios para todos os municípios e consequentemente para a população”, disse.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.