em

Secretaria de Educação homenageia suas 2,4 mil pedagogas

Nesta semana o trabalho realizado pelas pedagogas do Município foi celebrado pela Secretaria Municipal de Educação. As comemorações da semana fazem alusão ao Dia Nacional e Municipal do Pedagogo, festejados em 20 de Maio. A SME reuniu as coordenadoras pedagógicas dos 145 CMEIs e Escolas para uma homenagem a elas, em reconhecimento ao olhar especial que estas profissionais possuem para alunos e professores, diariamente.
 
Atualmente Ponta Grossa conta com 2,4 mil profissionais formados em Pedagogia. Em sua grande maioria mulheres, elas planejam, coordenam, ministram aulas, auxiliam e socorrem os alunos em diversas situações, além de comemorar junto com eles os seus sucessos diários. Cada unidade escolar conta, além de uma diretora, com uma coordenadora pedagógica responsável pela concretização do projeto político-pedagógico e auxiliando na formação permanente dos professores.
 
A secretária de Educação, professora Esméria Saveli, considera o trabalho das coordenadoras pedagógicas como fundamental. “Elas formam o eixo de todo o trabalho pedagógico do nosso projeto. Elas são as formadoras de todas as professoras dentro das unidades escolares. São elas quem colocam em ação e acompanham toda a política educacional que vem da Secretaria de Educação. Então, para que a melhoria da qualidade de ensino aconteça é fundamental o trabalho delas e é este o reconhecimento que oferecemos nesta semana”, conta Esméria.
 
Para a pedagoga e coordenadora pedagógica Angélica Maria Mendes Pozzebon, da Escola Municipal Professor Felício Francisquiny, um dos principais aspectos do trabalho é a formação dos professores. “Além da formação integral do aluno, cuidando dele em todos os aspectos, temos o papel de formação dos professores. Formar para a melhoria da aprendizagem, auxiliando em vários pontos, colaborando, contribuindo, oferecendo caminhos, leituras que aprimorem este trabalho do professor. É um olhar não somente para o aluno, mas também para o professor, ele também quer ser olhado, quer ser acarinhado, e sobretudo auxiliado nesse processo de aprendizagem do aluno. Ser reconhecida por isso, ser acarinhada, é muito bom”, define ela.
 
As pedagogas também participaram de uma confraternização e palestra com o conferencista e professor Adriano Silva. “Foi um encontro de comemoração. Trouxemos uma mensagem pela humanização da Educação. Afinal de contas, a escolas forma mais do que alunos e futuros profissionais, formam seres humanos, pessoas. É isso que defendemos, boas pessoas formarão grandes profissionais e grandes profissionais irão formar um grande país. Essa é a mensagem principal”, observa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.