em

Secretário estadual discute turismo e desenvolvimento em PG

Será realizado na noite de hoje (17) o segundo encontro do 9º Fórum Empresarial de Ponta Grossa, evento realizado desde 2011 e promovido pelo jornal Diário dos Campos, pela Prisma, empresa de eventos e projetos especiais do grupo DC, e pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). O evento iniciará às 19 horas e contará com a presença do Secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Márcio Nunes, que debaterá o tema “Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

Segundo a assessoria de imprensa do governo estadual, entre os temas abordados estarão assuntos relacionados às mudanças administrativas da gestão da secretaria, ações já realizadas nos seis primeiros meses de governo e projetos previstos.

Um dos assuntos mais esperados é a discussão sobre a concessão do Parque Estadual Vila Velha para a iniciativa privada. Hoje o espaço é gerido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), mas o projeto já tramita desde o ano passado. Para o secretário de turismo de Ponta Grossa, Edgar Hampf, a medida é necessária para que o parque seja modernizado. “Um dos mais importantes pontos turísticos do Paraná merece, deve e pode ter investimentos e melhorias adequados à sua potencialidade, afirmou Hampf em encontro com o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, em abril.

Neste ano a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) passou a se chamar Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Para Nunes, a mudança no nome foi importante para transmitir o objetivo da pasta. “Nosso foco é o equilíbrio entre o desenvolvimento e a sustentabilidade. Vamos fazer do Paraná o estado que mais se desenvolve e que mais cuida da natureza”, afirmou Nunes, na ocasião. Além da redução e fusão de diretorias e órgãos, também foram incorporadas à estrutura da secretaria o Simepar, a Paraná Turismo e a Agência Paraná Desenvolvimento.

Outros destaques de projetos realizados pela pasta nesse ano são a revisão da legislação relativa ao licenciamento ambiental, o Programa Educação Ambiental para Bacias Hidrográficas, o aprimoramento do ICMS na categoria Ecológico por Biodiversidade, a regularização fundiária, ações de prevenção de desastres e projetos voltados ao turismo paranaense, que deve deter 35% dos recursos midiáticos do estado.

Fórum Empresarial

Evento já tradicional em Ponta Grossa, o Fórum Empresarial deve contar com quatro edições neste ano. A primeira, realizada no início de junho, trouxe o secretário de Comunicação Social do Paraná, Hudson José, que discutiu a importância da comunicação para o desenvolvimento do turismo.  Também estão previstas palestras do diretor-presidente da Agência Paraná Desenvolvimento (APD), José Eduardo Bekin, e do diretor de operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski.

A entrada é gratuita e o evento é sediado na ACIPG. O Fórum conta com o patrocínio da Unicesumar, Águia Participações e Fomento Paraná e o apoio do Governo Estadual, Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Secretaria de Municipal de Turismo (SeTur), Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares dos Campos Gerais (SHRBS) , Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Sebrae e Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PR).

Márcio Nunes é Secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná (Foto: Agência Estadual de Notícias)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.