em

Secretários de Estado participam de reunião na ACIPG

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) discutiu nesta segunda-feira (16) demandas especificas do governo do estado com Ponta Grossa. Cerca de 50 pessoas participaram da reunião para ouvir o além do secretário de Esporte e Turismo, João Barbiero, o secretário Especial da Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manoel, como também, o George Hiraiwa secretário da Agricultura e Abastecimento.

A reunião, que foi organizada por Barbiero, surgiu pela pujança da ACIPG no cenário regional. Segundo ele, alguns temas necessitavam ser atualizados dentro da comunidade ponta-grossense relacionados com outras secretarias. "Por ser secretario de estado, respondo por situações referentes ao governo do Paraná, não apenas da minha Pasta. Por isso, convidei os colegas para elucidar temas de interesse do município", disse.

Em sua fala, Barbiero voltou a ressaltar a importância do Parque de Vila Velha para a região dos Campos Gerais e a necessidade de concessão para a iniciativa privada. Ele relatou ainda que recentemente esteve em contato com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras e com CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A na busca de colocar os Campos Gerais na rota do turismo brasileiro e internacional. "A intenção inicial com a Azul seria um voo por semana de Foz do Iguaçu para Ponta Grossa, para que o turista estrangeiro chegue aos Campos Gerais", explicou o secretário.

Segurança

Já no âmbito penitenciário, o secretário falou da necessidade de gerar mais 1.300 vagas e da possibilidade de gerar quase 1.500 vagas. Segundo ele, o Paraná conseguiu R$ 175 milhões em recursos com o governo federal para a construção de novas penitenciarias. "Para Ponta Grossa já estão liberados 23 milhões em recursos federais e estaduais para a construção de uma penitenciaria que aumentará em 752 vagas para condenados em regime fechado.  Estamos aguardando projeto arquitetônico e a previsão é de publicar o edital de licitação até o dia 30 de novembro", disse Manoel, que prevê após firmado o contrato com a empresa licitada, o prazo de 15 meses para a entrega da edificação.

De acordo com ele, a segunda obra para resolver a superlotação no sistema carcerário em Ponta Grossa, é a Casa de Custodia, que tem finalidades abrigar presos provisórios em prisões temporária, preventiva, para presos não condenado, bem como efetuar a classificação criminológica dos presos que passarão para o regime fechado. Manoel relatou que o estado já conta com o terreno na cidade, e o projeto está em fase de elaboração, para então buscar recursos para a construção do espaço que terá 512 vagas. "Das seis novas Casas de Custodia que serão construídas por determinação do governo do estado, Ponta Grossa é o único município que já tem o terreno, em virtude disso está mais adiantado que os demais que esperam pela obra", explicou.

Agricultura

O secretário de Agricultura disse aos presentes que estaria a disposição para discutir a implantação da Central de Abastecimento do Paraná em Ponta Grossa (Ceasa) desde que fosse apresentado um projeto. Também presente na reunião, o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira explicou que faz alguns anos que uma comissão já estuda assunto e por isso, Ponta Grossa já conta com um projeto elaborado. "Com um grupo formado aqui, daremos andamento, disponibilizando através da Seab, juntamente com o Sebrae, para viabilizar por várias mãos a execução do projeto", disse Hiraiwa.

Para o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, com a vinda dos secretários, os diretores e demais participantes da reunião tiveram a oportunidade de entender o andamento de demandas específicas do governo do estado, em Ponta Grossa. "Por ideia do secretário Barbiero, pré-agendamos para dia 17 de setembro uma nova reunião com os mesmos secretários para sabermos do progresso dos projetos discutidos neste encontro", finaliza Fonseca.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.