em

Segunda fase da vacinação segue até o dia 30

A segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo começou na última segunda-feira (18) e segue até o dia 30 deste mês. Nesta etapa, devem ser vacinados 50 mil adultos em Ponta Grossa, na faixa etária de 20 a 29 anos. As doses da vacina estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas também serão ofertadas durante o Dia D, data que ainda será definida pela Prefeitura.

 “Na primeira fase foram esperadas três mil crianças (812, de 6 a 11 meses, ainda não foram vacinadas, o restante são crianças de 1 a menores de 5 anos). Para segunda fase, a população esperada é de 50 mil pessoas, mas, como será seletiva, vacinaremos somente pessoas sem esquema completo”, explica o enfermeiro do setor de imunização Thiago Bueno.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, para a imunização, as pessoas deverão ir até uma unidade para avaliação da situação vacinal. Verificado que não apresente registro de duas doses de vacinas, com o componente sarampo, ela será encaminhada para uma das salas de vacinação. Somente são válidas vacinas com o componente sarampo (sarampo monovalente, dupla viral, tríplice viral ou tetra viral) se as doses foram aplicadas depois de 12 meses de idade.

“O vírus do sarampo é altamente transmissível e somente medidas de prevenção relacionadas a doenças respiratórias, tais como a higienização das mãos e manter o ambiente ventilado, não bastam. A vacina acaba sendo a principal forma de prevenção contra o sarampo”, destaca a coordenadora de vigilância epidemiológica, Caroliny Stocco.

Hoje, o município conta com 21 salas de vacina, localizadas nas UBS, que realizam a aplicação da vacina de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas, das 13 às 16 horas, de acordo com a rotina. Quem não tem certeza de que tomou a vacina pode verificar se há registro na carteira vacinal ou procurar a UBS, com sala de vacina, mais próxima de casa. “É muito importante que as pessoas que tiverem a carteira de vacina se apresente na UBS com ela, pois agilizará o atendimento e o processo de atualização e aplicação”, ressalta o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco. 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.