em

Seis alimentos que podem sabotar sua dieta

Embora seja algo difícil de fazer, alguns alimentos do dia a dia devem ser cortados da dieta para evitar doenças graves como o câncer, problemas de colesterol, triglicerídeos e diabetes. Em nenhum momento da história comemos alimentos tão perigosos. O nutricionista Massamiti Munefiça Junior, que atua em Ponta Grossa, dá algumas dicas sobre o assunto e relacionou inicialmente seis alimentos que podem sabotar a sua dieta. Confira:

Açúcar

“Causa dependência similar a heroína segundo estudo recente. Aumenta a produção de insulina que gera mais fome, sinaliza anabolismo ao organismo e carrega gorduras presentes no sangue para os estoques”.

Farinhas refinadas

“Além de terem um efeito similar ao açúcar, pois também é um tipo de açúcar, tem um potencial inflamatório associado ao volume absurdo de glutem obtido através da manipulação genética, para melhorar a panificação do pão francês. É aquilo que normalmente todo mundo come. Consumo de pão como opção de jantar, bolos e biscoitos como opções de lanche. Adoçar em demasia o café, chá, ou suco natural, suco de caixinha, achando q e mais saudável ou até mesmo o suco de laranja, é um tiro no pé”.

Adoçantes

“Muitos diabéticos estão obesos. Adoçantes como Sacarina Ciclamato Aspartame e mesmo stevia apresentam algum malefício a saúde que vai desde o aumento na absorção dos outros açúcares presentes na dieta até problemas no DNA celular”.

Leite de vaca

“Muitos profissionais de saúde orientam o consumo regular de leite de vaca, porém esse alimento é destinado a promover crescimento de um animal de grande porte, um boi. E o grande impacto no crescimento se deve ao estímulo na produção de insulina promovida pela lactose".

Álcool

“As bebidas alcoólicas podem atrapalhar de forma significativa o sucesso de uma dieta. A escolha da bebida e a quantidade são determinantes para a sabotagem na dieta ser grave ou ainda perigosa. O álcool apresenta uma concentração calórica de 7 kcal por grama, enquanto o açúcar 4kcal e a gordura 9kcal por grama. O álcool é convertido a triglicerídeo uma forma de estocar a gordura, outro fator está no fato do álcool desligar o controle social, fazendo com que o indivíduo deixe a dieta de lado e enfie o pé na jaca de vez. Outro fator está na desidratação q ele causa, o que faz o cérebro confundir sede com fome, já que esses controles estão muito proximos um do outro”.

Gordura trans

“Gorduras hidrogenadas são produzidas de forma artificial. Tem um potencial inflamatório muito elevado o que favorece a formação de placas no interior das artérias, principal causa de morte no Brasil, infarto agudo do miocárdio. Está presente na grande maioria dos alimentos industrializados, por ser muito barata. São Batatas fritas, nuguets, stakes, sorvetes, molhos, farofas, temperos prontos, doces.

A gordura errada e em quantidade inadequada vai diretamente para o estoque, pois é o último substrato energético utilizado pelo organismo. A dica para uma alimentação adequada é sempre que possível consumir alimentos naturais, frescos e da época. Frutas e vegetais duas a três vezes por dia. Tomar pelo menos dois litros de água por dia. Sobretudo, consultar um nutricionista para determinar quais suas necessidades nutricionais e ai sim montar uma dieta balanceada”, concluiu Massamiti.

Perigo que mata

Estudos recentes afirmam que um dos que mais matam em relação a câncer é uma substância chamada acroleína. Quando se aquece o óleo de cozinha a 150º C ele gera a acroleína, que é a mesma substância que sai do escampamento dos carros. Ela destrói as fibras elásticas, faz com que se envelheça 20 anos mais cedo e é a substância mais cancerígena do mundo. O alimento que mais tem acroleína é a batata frita..

As pessoas podem pensar: eu comi batatas fritas e não tive câncer. É porque existe a defesa do corpo. A proteína que previne o câncer é a B53. Quando o sangue aumenta em acidez, essa proteína faz com que a célula se mate. O termo científico para isso é apoptose. Se ela não agir, se você estiver com a imunidade baixa, você vai ter o tumor.

O refrigerante é outro alimento muito nocivo. Ele chega a ser 100 mil vezes mais ácido do que o sangue humano. Se você tomar um copo de refrigerante, precisa de 30 copos de água para deixar seu sangue equilibrado novamente. O refrigerante diet é 18 vezes pior do que o refrigerante, porque, além de câncer, causa o mal de Alzheimer, por causa do aspartame.

A substância mais enfartadora do mundo, a que tem mais gordura hidrogenada, é a margarina. A gordura hidrogenada plastifica a gordura do coração e os vasos sanguíneos e ele não consegue pulsar. “Temos outros alimentos com gordura hidrogenada, como o requeijão, que é um dos queijos mais enfartadores, mas o "batizado" com gordura hidrogenada, amido de milho e uma droga chamada diacetil, que causa lesão cerebral”, completou Massamiti.

O melhor alimento do mundo é a banana verde. Ela possui triptofano, um aminoácido que produz duas substâncias. A melatonina, o hormônio do sono, e a serotonina, o hormônio da alegria. Até 2020, a doença que mais vai matar no mundo é a depressão, pois a mente enfraquece por falta de vitamina. E o melhor açúcar do mundo é o mascavo. O refinado nunca devemos usar.

Massamiti Munefiça Junior

Graduado em Nutrição em Nutrição esportiva pelo GANEP

Atua na área Clinica e Esportiva desde 2010

Atende no Centro de Saúde São Camilo e Clínica Cray da Costa

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.