em

Seis destinos para aproveitar o Carnaval no Paraná

O Carnaval está próximo, mas ainda dá tempo de planejar seus dias de folga e folia. E as opções podem estar bem pertinho de você. O Paraná oferece uma série de atrativos para quem quer desfrutar o Carnaval. Se você quer sossego, vai encontrar, se está atrás de história, não faltam opções, e se não quer deixar de pular e festar, aqui também é o lugar.

Do litoral histórico – e também com Carnaval – ao extremo oeste na fronteira de Foz do Iguaçu, são vários os destinos possíveis para você aproveitar o Carnaval no Paraná. Tem destino para todos os tipos, para a família, para viagem em amigos, para quem quer descansar, para quem está em busca de aventura, e para quem quer folia.

Veja um roteiro que elaboramos para você aproveitar o próximo feriado!

 

Litoral charmoso, histórico e com festa

O litoral do Paraná concentra uma diversidade impressionante de atividades, surpreendendo o visitante por suas belezas naturais, vilarejos encantadores, rios, praias tranquilas e ilhas.

Dentre os seus caminhos históricos, como a Estrada da Graciosa e a Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba, destaca-se, também, o centenário Caminho do Itupava, importante via de ligação entre o litoral e o planalto. Em Antonina, o histórico e tradicional carnaval de rua, entre as vielas e casarões históricos, é uma pedida para quem quer aproveitar a folia.

Berço da colonização do Estado, no Litoral estão cidades históricas como Guaraqueçaba, Morretes, Antonina e Paranaguá, sendo que, nesta última, é possível conhecer um dos maiores portos do Brasil e o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná.

 

Ilha de beleza e descanso

A Ilha é um dos principais pontos turísticos do Estado, lotando no verão. Praias lindas e belezas naturais de encher os olhos faz do local um destino perfeito para os casais apaixonados ou para quem procura um lugar calmo para descansar e recarregar a bateria. Um charme especial: o único jeito de explorar a ilha é a pé, através das trilhas que cortam a natureza.

 

Vá atrás do trio nas praias

Quarenta e oito balneários em Pontal do Paraná, em 22 km contínuos de areias brancas, águas mornas e limpas, proporcionam o convívio com gaivotas e atobás em seus voos sincronizados sobre as ondas do mar. Realce para Pontal do Sul, que recebe águas da baía de Paranaguá, onde estão instaladas as marinas e o terminal dos barcos que levam à Ilha do Mel. Pontal do Paraná representa um refúgio para quem busca tranquilidade e harmonia em uma região de belas e limpas praias. Pousadas, marinas, gastronomia e a hospitalidade da população se harmonizam com a natureza. Matinhos e Guaratuba costumam receber os foliões com um carnaval de rua com trios elétricos e muita festa.

 

 

(Foto Curitiba)

Moderna e organizada, a capital do Paraná recebeu 5,5 milhões de turistas no ano passado. A cidade já começa a ganhar notoriedade como um destino no Carnaval também, para aqueles que querem fugir um pouco do esquema ‘praia/agito/festa’. O município oferece áreas verdes, como o Parque Barigui, Ópera de Arame ou o Jardim Botânico e sua imponente estufa de vidro com inspiração no Palácio de Cristal de Londres. Há ainda museus como o Oscar Niemeyer – ou “Museu do Olho” – restaurantes, e a Pedreira Paulo Leminski, destinada a espetáculos e shows ao ar livre.

 

Agito, aventura e natureza em Tibagi

Cidade dos Campos Gerais, Tibagi concentra uma diversidade de atrativos. Entre eles o tradicional Carnaval, um dos mais concorridos do Estado. Shows, concursos, desfile do Corso, e muita festa compõem a programação da folia na cidade dos Campos Gerais. Para fugir um pouco da festa, trilhas, cachoeiras (vá até a Cachoeira da Ponte da Pedra) e esportes radicais para quem é da aventura. Ou prédios históricos e museus que remetem ao início do desbravamento do Paraná para quem é da cultura. O ápice do passeio, porém, é o Cânion Guartelá, com vales profundos, inscrições rupestres, quedas d’água e corredeiras, um ponto e tanto para ser explorado.

 

Foz de encher os olhos

(Foto Foz)
A cidade está na região de tríplice fronteira, entre Argentina, Brasil e Paraguai. É lá que se encontram as cataratas mais famosas do País, um conjunto de quedas d’água impressionante, com aproximadamente 275 metros de altura, que se tornou um dos patrimônios históricos da humanidade. Há ainda mais o que fazer na cidade, como conhecer o templo budista, nas margens do Rio Paraná, ou se divertir no Parque das Aves. Foz oferece ainda ótimos lugares para compras e uma gastronomia internacional. A Itaipu Binacional, maior produtora de energia limpa e renovável do mundo, faz parte do roteiro em Foz do Iguaçu. Além do percurso no coração da usina, são atrações a visita panorâmica, o tradicional passeio à noite para o espetáculo da Itaipu Iluminada, o Refúgio Biológico, o Ecomuseu e o polo astronômico, com planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.