Receitas

Seis pratos vegetarianos clássicos da culinária mundial

Prato vegetariano não se resume a salada! Confira a receita de alguns dos pratos mais tradicionais do mundo que não levam carne.

O Dia Mundial do Vegetarianismo é comemorado no dia 1° de outubro como uma forma de incentivar e difundir o estilo de vida sem carne. O assunto tem sido muito falado nos últimos tempos, principalmente com a popularização do movimento ‘Segunda Sem Carne’ e pelos debates em torno do desmatamento da Amazônia por conta da atividade pecuária.

Muitas pessoas ainda têm dificuldade de imaginar a vida com uma alimentação sem carne. No entanto, não se dão conta de que já consomem, e consumiram a vida toda, diversas receitas vegetarianas. Afinal, para um prato ser vegetariano basta não levar carne, assim como uma macarronada ao molho de tomate ou um simples pão com queijo na chapa, por exemplo.

Existem muitos pratos que não levam nenhum tipo de carne e são aclamados e reproduzidos nos quatro cantos do mundo. Portanto, convidamos a chefe de cozinha Kell Nadal para ensinar algumas das receitas vegetarianas mais tradicionais da culinária mundial. Acompanhe e bom apetite!

 

 

CAPONATA SICILIANA (Itália)

 Ingredientes:

- 100 g de berinjela 

- 100 g de tomate italiano 

- 100 g de cebola 

- 50 g de nozes 

- 50 ml de vinagre de aceto balsâmico

- 100 ml de azeite de oliva 

- 50 g de azeitona verde sem caroço 

- 20 g de açúcar 

- 1 ramo de manjericão 

 

Modo de preparo:

1.Corte todos os legumes em brunoise. 2.Numa panela frite as berinjelas. Reserve.  3.Na mesma panela caramelize a cebola com as nozes e açúcar. Reserve. 4.Acrescente o tomate, quando começar a desmanchar o tomate, acrescente novamente as berinjelas, cebola e nozes.  5.Misture bem, deixe cozinhar mais por alguns minutos.  6.Acrescente o vinagre de aceto balsâmico, corrija sal e açúcar. 7.Apague o fogo, adicione azeitonas e as folhas de manjericão frescas.  8.Deixe esfriar um pouco e sirva com pão ou com folhas verdes. 

 

RATATOUILLE (França) 

Ingredientes:

- 100 g de berinjela 

- 50 ml de azeite de oliva

- 50 g de cebola

- 80 g de pimentão vermelho

- 80 g de pimentão amarelo 

- 50 g de pimentão verde

- 80 g de abobrinha verde

- 5 g de alho 

- 100 g de tomate rasteiro sem semente

- 1 bouquet garni (salsinha, tomilho, alhoporó, salsão, louro)

- 5 g de sal grosso marinho 

 

Modo de preparo:

1.Corte todos os legumes em rodelas. Reserve. 2.Tempere separadamente cada um deles. 3.Num refratário faça camadas em diagonais intercalando todos os legumes. 4.Regue com azeite de oliva, corrija o sal e coloque bouquet garni. 5.Leve-os para assar até ficarem macios.  6.Forno pré-aquecido a 200°C. Por 30min.

Nota: O Ratatouille pode ser feito de duas maneiras. A primeira com os cortes em rodelas e levadas ao forno para assar em temperatura baixa, já a segunda, cortada em cubos, selados os legumes um de cada vez e por fim juntado todos os legumes. Pode ser servido em temperatura ambiente ou quente, acompanhado com pão tostado. 

 

PASTEL DE NATA (Portugal)

Ingredientes:

- 400 g de massa folhada 

Para o recheio:

- 35 ml de água

- 7 g de farinha de trigo 

- 1 ovo

- 100 g de açúcar

- 100 ml de leite

- 4 gemas

- zester de 1 limão

Para decorar:

- 20 g de açúcar confeiteiro 

- 10 g de canela em pó 

 

Modo de preparo:

1.Estique a massa folhada com auxílio de um rolo de macarrão, recorte com aros redondo para assentar nas forminhas que serão assadas os pastéis. Reserve.

Para o recheio: 

1.Num bowl bata as gemas e o ovo sem fazer espuma. Reserve. 2.Em fogo baixo, ferva o leite com zester de limão. (Reserve um pouco do leite para dissolver a farinha).  3.Quando levantar fervura, peneire o leite para retirar os zesters de limão e acrescente a farinha diluída com leite. 4.Incorpore o leite fervido aos poucos a mistura dos ovos, mexendo sem parar. (Cuidado para não talhar) 5.Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Reserve. 6.Em uma panela acrescente açúcar e água, ferva até obter uma calda em ponto pérola. (Leva aproximadamente 5min para o açúcar atingir esse ponto).  7.Quando a calda em ponto pérola escorre da colher, ela cai em fio, formando uma bolinha na ponta). 8.Adicione a calda ao preparado do leite, mexa bem e despeje nas formas com a massa folhada, cuidado para não encher demais, pois o recheio pode transbordar quando for assar. 9.Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C. Em média de 30min. 10.Desenforme os pastéis e sirva polvilhados com açúcar ou açúcar e canela em pó.

 

FALAFEL AO MOLHO DE TAHINE (Árabe)

Ingredientes:

Para a massa:

- 100 g de grão de bico 

- 10 g de salsinha

- 5 g de coentro 

- 5 g de hortelã 

- 80 g de cebola 

- 10 g de gergelim 

- 3 g de bicarbonato de sódio 

- 5 g de alho 

- 5 g de sal 

- 3 g de pimenta síria

- 3 g de cominho em pó 

- 2 g de páprica picante

- 300 ml de óleo para fritar 

 Para o molho:

 - 10 g de hortelã

- 80/120 ml de azeite de oliva 

- sumo de 1 limão 

- sal quanto baste

- 30 g de pasta de gergelim

 

Modo de preparo:

Para a massa: 

1.Deixe os grãos de bico de molho de preferência 8h antes de cozinhar.  2.Cozinhe até ficarem macios, escorra e resfrie. 3.Para dar uma boa consistência ao trabalhar a massa, o grão de bico deve estar bem seco.  4.Processe os grãos de bico até formar uma pasta.  5.Acrescente cebola, alho e as folhas, processe novamente.  6.Adicione o restante dos ingredientes exceto o gergelim.  7.Retire do processador a massa e misture com um auxílio de uma espátula o gergelim.  8.Modele em formato de mini hambúrgueres e leve-os para fritar até ficarem dourados. 9.Sirva com o molho de tahine. 

Para o molho:

1.Leve todos os ingredientes para o processador. Corrija o sal.

 

 

MAC AND CHEESE (Estados Unidos)

Ingredientes:

 

- 100 g de macarrão caracol

- 50 g de manteiga sem sal 

- 40 g de farinha de trigo/rosca 

- 300 ml de leite

- 5 g de noz-moscada

- 100 g de queijo cheddar original (não pode ser fatiado)

- 50 g de queijo muçarela 

- 50 g de parmesão ralado

 

Modo de preparo:

1.Numa panela coloque metade do leite, macarrão, sal, pimenta e ferva em fogo médio (cuidado para que a fervura não transborde).  2.Cozinhe até o leite reduzir.  3.Acrescente a outra metade do leite e cozinhe até que a massa fique ‘al dente’. Reduza um pouco o leite se necessário. 4.Adicione os queijos ralados e mexa bem até que estejam derretidos e a massa revestida uniformemente.  5.Transfira para uma forma untada com manteiga.  6.Polvilhe a farinha em toda parte superior. 7. Gratine em forno pré-aquecido a 200 °C até tostar a farinha.

 

GASPACHO ANDALUZ (Espanha)

Ingredientes:

- 100 g de tomate sem pele, sem semente em cubos

- 80 g de pepino descascado, sem semente em cubos   

- 50 g de pimentão verde sem pele, sem semente em cubos 

- 50 g de pimentão vermelho sem pele, sem semente em cubos 

- 50 g de cebola em cubos

- 100 g pão branco, sem casca em cubos

- 120 ml de suco de tomate

- 1 dente de alho em moagem

- 10 g de pimenta jalapeño em moagem

- 20 ml de azeite de oliva

- 10 ml de vinagre de vinho branco

- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Guarnição da sopa: 

- 50 g de crouton de alho  

 

Modo de preparo:

1. Reserve pequenas porções de cada ingrediente para fazer a guarnição (tomate, pepino, pimentão e cebola). 2. Embeba os cubos de pão no suco de tomate. 3. Bata o pão ensopado com suco, vegetais (pimentões, tomates, cebola), extrato de tomate, alho, pimenta jalapeño, azeite de oliva e vinagre até obter um purê.  4. Ajuste sal e pimenta, leve à geladeira até o momento de servir. 5. Sirva em guarnições com os vegetais em cubos reservados e os croûtons de alho. Dica: Para uma melhor apresentação, corte todos os vegetais em cubos do mesmo tamanho (pimentão, tomate, cebola, pepino) 

 

A chefe de cozinha Kell Nadal destaca pratos sem carne da culinária mundial