em

Selo Clima Paraná contempla empresas da região

Mais 35 empresas receberam hoje (7) o Selo Clima Paraná numa solenidade na Sala dos Conselhos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Empresas da região dos Campos Gerais, como a Rodonorte (Ponta Grossa), Klabin (Ortigueira e Telêmaco Borba), LP Brasil (Ponta Grossa) foram contempladas.

O programa é uma iniciativa da secretaria de estado do meio ambiente e recursos hídricos que tem como objetivo estimular as empresas a publicarem inventários de emissões de gases do efeito estufa, além de reduzirem as emissões.

O secretário estadual do meio ambiente, Antonio Carlos Bonetti, disse que o projeto possui grande relevância, tendo em vista o aumento progressivo das emissões de gases do efeito estufa observado no Brasil. “Apesar da crise econômica que atravessamos, com redução no consumo de bens e serviços e a consequente diminuição da atividade industrial, a emissão de gases do efeito estufa cresceu nos últimos dois anos, tornando iniciativas como esta ainda mais importantes”, afirmou. O secretário destaca que o governo não pode solucionar sozinho os problemas ambientais e o envolvimento da sociedade civil na luta contra as mudanças climáticas é muito importante.

O Selo Clima Paraná é dividido em três categorias: Selo Clima Paraná, categoria Original, para as empresas que elaboram inventários das emissões de gases de efeito estufa e os submetem à validação da secretaria. Selo Clima Paraná, categoria Ouro, para as empresas que submetem os Inventários de Emissões à verificação de uma terceira-parte independente, acreditada pelo Inmetro. Selo Clima Paraná, categoria Ouro Plus, para as empresas que submetem os Inventários de Emissões à verificação de uma terceira-parte independente, acreditada pelo Inmetro, comprovando a redução das emissões em taxa anual compatível com os compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo Global do Clima, em Paris.

Garantia

O Selo Clima Paraná está amparado na Lei Estadual 17.133/2012, e garante por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a prorrogação de um ano na licença de operação da empresa outorgada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.