em

Semana do Meio Ambiente aborda contaminação ambiental e riscos à saúde pública

A Universidade Estadual de Ponta Grossa realiza hoje (4) a mesa redonda “Contaminação do Meio Ambiente e Riscos à Saúde”, organizada pela Diretoria de Gestão Ambiental da UEPG. O evento faz parte da Semana do Meio Ambiente “Cidade Sustentável”, organizada em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Sanepar, Comitê da Bacia do Rio Tibagi e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação de Ponta Grossa. Integram a mesa de debates, Benisio Ferreira da Silva Filho, Péricles Martim Reche e Gilson Cruz. As discussões acontecem no auditório Central da UEPG, a partir das 19h.

Subtemas da mesa

Benisio Ferreira da Silva Filho aborda a temática “O papel dos poluentes orgânicos persistentes no prognóstico do câncer”. O professor abordará poluentes orgânicos persistentes, considerados onipresentes, apresentam grande dispersão ambiental e lipofilicidade. "A população humana está exposta a esses poluentes desde a vida intrauterina, durante a amamentação e na vida adulta. Dessa forma, é importante conhecer o potencial tóxico dessas moléculas, mas também avaliar outras formas de interações biológicas", afirma o professor no texto de apresentação da palestra.

Gilson Cruz abordará o tema “poluentes atmosféricos e suas consequências para a saúde”, enfatizando poluição do ar e doenças que podem se desenvolver ou agravar em função dos diferentes tipos e níveis de poluição do ar. Cruz abordará também a relação entre os poluentes atmosféricos e problemas de saúde, que as pessoas sofrem no dia a dia.

Péricles Martim Reche aborda o tema “Doenças de veiculação hídrica”. Reche fala sobre o consumo humano e águas residuárias; tratamento de águas para o consumo humano e águas residuárias através de processos naturais e artificiais; avaliação de processos de tratamento de águas para o consumo humano e águas residuárias através de análises físicas, químicas e bacteriológicas; doenças de veiculação hídrica, transmissão e prevenção.

Exposição

A professora Silvia Méri Carvalho, professora do Departamento de Geociências, e alunos do 3° ano do Curso de Licenciatura em Geografia da UEPG realizam a exposição “O ensino de geografia por meio de projetos – bacia do arroio da Ronda”. A exposição foi criada como parte da disciplina de Hidrografia e Recursos Hídricos e é composta por banner, maquete marcações e foto. “A exposição traz o conhecimento para se chegar ao ODS 6 – Água limpa e saneamento, que visa garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos”, afirmam os organizadores.

Participação UEPG

“Depois de alguns anos sem participar da organização semana, a UEPG volta a se articular com as outras instituições e mostra que se preocupa com as questões ambientais de Ponta Grossa”, afirma o professor Sandro Campos, diretor de Meio Ambiente da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan). O coordenador comenta que a universidade vai buscar ações permanentes dentro da instituição sob o conceito “UEPG Sustentável”.

De acordo com Sandro Xavier, da diretoria de meio ambiente da Pró-reitoria de Planejamento da UEPG, o objetivo da Semana é convidar a população para discutir e buscar soluções para alcançar os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU. A ideia é abordar a temática de forma acessível a estudantes e pesquisadores da área e também para o público em geral.

O evento segue com atividades até 13 de junho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.