em

Semana MEI tem programação na região dos Campos Gerais

O Sebrae promove nesta semana, em todo o País, a 10ª edição da Semana do MEI, com uma ampla programação digital e presencial. No Paraná, a ação acontece em 84 cidades, com a previsão de 216 ações de capacitações, entre consultorias, cursos, encontros, feiras, oficinas, palestras, seminários, workshops e rodadas de negócios, que têm como foco apoiar a gestão do MEI e orientar a formalização de empreendedores interessados em registrar CPNJ como Microempreendedor Individual.  A região dos Campos Gerais, Vale do Tibagi, Terra dos Pinheirais e Centro do Estado estão inseridas na programação.

Na região dos Campos Gerais, a Semana MEI acontece em cidades como Ponta Grossa, Palmeira, Castro, Jaguariaíva, Sengés, entre outras. Na Sala do Empreendedor de Ponta Grossa, a Semana MEI vai até a próxima sexta-feira (24), das 12 horas às 17 horas. Instituições de crédito – Bradesco, Santander, Sociedade Garantidora de Crédito (SGC), o INSS, órgãos licenciadores, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) e Faculdade Sagrada Família são parceiros da ação. O foco da Semana MEI neste ano, conforme a coordenadora da Sala do Empreendedor de Ponta Grossa, é o preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), cujo prazo para envio termina no dia 31 de maio.

O Sebrae/PR oferece consultorias voltadas para a auto gestão, inclusive com a utilização de tabletes para auxiliar no acesso à Sala Digital, lançada no ano passado pela Prefeitura de Ponta Grossa, onde é possível ter acesso a serviços básicos da Sala do Empreendedor, como acompanhar o alvará online, imprimir boleto mensal (DAS), fazer a DASN, imprimir o CNPJ, entre outros. "O foco é o preenchimento da DASN, mas os demais serviços da Sala continuam acontecendo normalmente. É importante não deixar a declaração para a última hora para evitar problemas", diz a coordenadora da Sala do Empreendedor de Ponta Grossa, Tônia Mansani.

Na região Terra dos Pinheirais, Irati e Prudentópolis também têm ações. Prudentópolis oferece consultorias e orientações sobre finanças nos dias 22 e 29 de maio, das 9 horas às 17 horas, na Sala do Empreendedor. Em Irati, nesta quinta-feira (23), a Sala do Empreendedor realiza o Des Envolve MEI, com palestras sobre inovação e empreendedorismo e a presença de um consultor do Sebrae/PR para sanar dúvidas sobre a migração de MEI para outras categorias. Os municípios de Mallet e Fernandes Pinheiro têm atendimentos de orientação, nesta semana, das 9 horas às 17 horas. "Todas as ações são gratuitas, seja nas consultorias, oficinas e orientações. É a oportunidade de tirar dúvidas e receber capacitações", comenta a consultora do Sebrae/PR, Fabíola Costa.

Há ações ainda na região do Vale do Tibagi, em Imbaú, Arapoti, Telêmaco Borba, Ortigueira e Tibagi. Estão previstas a realização de oficinas, palestras e seminários. Em Imbáu, nesta terça-feira (21), às 16 horas, está prevista a palestra 'Empreendedorismo, oportunidades e vantagens da formalização', na Sala do Empreendedor.  Em Arapoti, na Sala de Licitação, da Prefeitura, acontece a oficina 'Sei Controlar meu Dinheiro', às 19 horas, na próxima quarta-feira (22).  Já a Sala do Empreendedor de Ortigueira recebe, na próxima quinta-feira (23), às 19 horas, o Seminário de Tributação, voltado para os pequenos negócios. No mesmo dia, a Sala do Empreendedor de Tibagi oferece o Seminário de Crédito, às 19 horas.

Para a consultora do Sebrae/PR, Suellen Pavanelo, a Semana MEI é um momento importante para reforçar a importância da formalização e, principalmente, capacitar aqueles que já estão no mercado. "É uma oportunidade para potencializar todo o trabalho que o Sebrae realiza, por meio das Salas do Empreendedor, em prol do empreendedorismo", frisa.

 

Centro do Estado

Na região Centro do Estado, a Semana MEI acontece em Guarapuava, Nova Tebas, Pitanga, Palmital e Cândido de Abreu. Conforme o consultor do Sebrae/PR, Agenor Felipe Krysa, em Guarapuava, são realizadas palestras sobre formalização e empreendedorismo.  Para saber quais são os municípios com ações durante a Semana MEI é necessário acessar o endereço eletrônico https://www.sebraepr.com.br/semanadomei/.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.