em

Semana Pedagógica da UEPG será aberta a pós-graduandos

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) inicia no próximo dia 12 de fevereiro as atividades da Semana Pedagógica de 2019. O evento, organizado sob o tema 'Pedagogia universitária – Direitos humanos, relações raciais e ensino a distância', tem como público-alvo professores e é aberto também a estudantes de pós-graduação da UEPG e de outras instituições.  

A Pró-reitora de Graduação, Ligia Paula Couto, lembra que o tema da Pedagogia Universitária é discutido, no contexto das pesquisas brasileiras, há mais de duas décadas. “Basicamente, a essência desses estudos é tratar da formação pedagógica do professor para o contexto do Ensino Superior”, completa Couto.

A Prograd convida mestrandos(as) e doutorandos(as) para se inscrever nas atividades e, em seu processo formativo na pós-graduação, ter a oportunidade de reflexão crítica sobre o fazer pedagógico do professor universitário. As inscrições podem ser realizadas pelo <https://siseve.apps.uepg.br/>. Mais informações podem ser obtidas pelo (42) 3220-3716.

A semana também terá atividades nos dias 13 e 14 com a formação dos mais de 900 docentes da Universidade. A pró-reitora Ligia Paula Couto destaca que a semana será concentrada em um dos eixos do trabalho do professor universitário que é o ensino – a pesquisa e a extensão são dos outros dois eixos que formam o pilar universitário. O encontro é em parceria com o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta a Distância (Nutead) e com o programa Docência no Ensino Superior (DES).

Programação 

12/02 – 19h – Grande Auditório UEPG Central

“Universidade, formação de professores e relações raciais”: Nilma Lino Gomes

Pedagoga/UFMG, mestra em Educação/UFMG, doutora em Antropologia Social/USP e pós-doutora em Sociologia/Universidade de Coimbra e em Educação pela UFSCAR. Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG. Integra o corpo docente da pós-graduação em educação Conhecimento e Inclusão Social -FAE/UFMG. Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013) e, atualmente, integra a equipe de pesquisadores desse Programa. Integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014). Foi reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB (2013-2014). Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR – (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016) do governo da presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

13/02 – tarde – Auditório do PDE

13h30 às 15h: “NUTEAD: gestão, proposição pedagógica e parcerias” – Professor Carlos Willians Jaques Morais e Equipe NUTEAD.

15h: coffee break

15h30-16h30: Profa Kelly Cristina Ducatti da Silva, coordenadora pedagógica do Nutead e coordenadora adjunta UAB, apresenta a Profª Dra. Daniela Melaré Vieira Barros da Universidade Aberta de Portugal para proferir palestra a distância intitulada: “Estilos de aprender no contexto online”.

Especialista em Instrucional Designer, Especialista em Administração em Educação a Distância, Mestrado em Engenharias das Mídias para a Educação Euromime – Erasmus Mundus – Portugal, Espanha e França, Mestrado em Educação pela UNESP – Brasil, Doutorado em Educação pela UNESP – Brasil, Doutorado em Educação pela UNED – Madrid, Pós-Doutorado pela UNICAMP e a UNED, Colaboradora da Open University no Proyecto COLEARN, C. Editorial da Revista de Estilos de Aprendizaje. Docente da Universidade Aberta – Portugal. Atualmente, é Docente da Universidade Aberta – Portugal DEED – Departamento de Ensino e Educação a Distância. Coordenadora do Mestrado em Arte e Educação. Vice Coordenadora da Licenciatura em Educação.

14/02 – Grande Auditório UEPG Central (A atividade deste dia é uma parceria com o programa DES UEPG)

14h: Breve apresentação do DES a professores

Profa Andréa Sério Bertoldi profere palestra sobre “Os Direitos Humanos no Ensino Superior”.

Andréa possui graduação em Dança (1990) e Fisioterapia (1995) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR; Mestrado (2004) e Doutorado (2012) em Comportamento Motor pela Universidade Federal do Paraná -UFPR. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Atua como pesquisadora do GAEFO – Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Formação Continuada, na linha de pesquisa: Arte e Ensino e no Grupo de Pesquisa em Dança, desenvolvendo estudos na linha de pesquisa: Criação e Produção em Dança. Coordena o Projeto de Extensão: Limites em Movimento: corpo em questão, atuando na democratização do acesso de diferentes corpos à processos de aprendizagem e criação do movimento e na formação para professores da Educação Básica com ênfase na inclusão de pessoas com deficiência na Arte/Dança. É coordenadora do Centro de Educação em Direitos Humanos – CEDH da UNESPAR e colaboradora da comunidade de artistas NÓ movimento em rede, em projetos de acessibilidade de diferentes comunidades à Arte. Tem experiência na área de Artes/Dança e Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de Aprendizagem e Criação do Movimento, Inclusão em Dança e Acessibilidade à Arte. 

Público-alvo: Professores da UEPG, professores do ensino superior e alunos/as da pós-graduação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.