em

Seminário internacional acontece hoje no Agroleite

Começou ontem e segue até domingo, no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro, o Agroleite 2018. Nos cinco dias, o evento deve receber um público superior a 60 mil visitantes (62 mil no ano passado) e movimentar mais de R$ 55 milhões.

Para atrair o público, o Agroleite conta com uma extensa programação que vai do julgamento de raças, palestras sobre o agronegócio, Torneio Leiteiro, Trilha do Leite (novidade nesta edição) ao Troféu Agroleite.  

Ontem, ao declarar aberta a feira, o presidente da Cooperativa Castrolanda (realizadora do evento), Frans Borg, disse o que responde quando o perguntam o motivo da região ser desenvolvida na agropecuária. “Respondo que é devido à organização dos produtores. O Agroleite é um evento e exemplo neste sentido. Órgãos oficiais, produtores, empresas e todos os players desta cadeia de produção de leite reunida podem fazer muito mais. A Castrolanda se propõe a ser coordenadora de seus produtores e coordenadora deste evento, mas quem faz acontecer são todos os players desta cadeia produtiva”, destacou.

Já o prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior, lembrou que em 2012 pediu ao deputado Osmar Serraglio uma lei que reconhecesse “a qualidade e a produtividade” da bacia leiteira e em 2013 o projeto foi apresentado na Câmara, que “reconheceu para o Brasil que somos os melhores”, falou Fadel na cerimônia de abertura.

Representando a governadora do Paraná, Cida Borghetti, o secretário estadual de Esportes e Turismo, João Barbiero, agradeceu os produtores. “Vocês nos fazem andarmos pelo Brasil e termos vocês como referência”, salientou na solenidade. Barbiero observou sobre o Ministério do Turismo incluir o Agroleite no calendário oficial de eventos.

Trilha

Entre as inovações deste ano está a Trilha do Leite, promovida pela Naturalle. Nela os visitantes podem conhecer o setor produtivo, observar todo o processo da criação da bezerra até a industrialização da matéria-prima. Para tanto, o público tem acesso a pequenas palestras nas estações técnicas.

Unium está entre os 205 expositores

Nesta edição, o Agroleite conta com 205 expositores de ramos diferenciados. Uma das empresas presentes é a Unium – marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal – que está apresentando seus produtos em dois espaços exclusivos: a Casa Alegra e a Casa Colônia Holandesa.

O primeiro tem, nos cinco dias de evento, programações agendadas para públicos específicos. Para os cooperados e convidados, a Alegra serve almoço preparado pelo chef Dobis. Já para os clientes, o horário reservado é o do happy hour, com coquetel dos produtos da marca; e, durante o horário de visitação, o público poder conferir os produtos da Alegra, disponíveis para venda no local, além da degustação do presunto defumado, copa e salame italiano fatiados, e dos cortes picanha temperada, inglês, copa lombo e linguiça de bacon.

Já na Casa Colônia Holandesa o público pode conferir os produtos da marca e degustar o leite condensado, o achocolatado e o leite. No espaço também há uma área exclusiva para recepcionar clientes e realizar reuniões.

Confira a programação

Quarta-feira, 15

*Seminário Internacional

Centro de Eventos Pessutão

8h30     Recepção

9h        Abertura e boas vindas da Castrolanda

9h15     Lançamento Anuário Embrapa

9h30     Controle do carrapato como forma de prevenção da Tristeza Parasitária Bovina. Pesquisadora Dra. Marcia Prata Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Parasitárias de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Rhipicephalus (Boophilus) microplus, controle, bovinos, Amblyomma cajennense, biologia.

10h15   Intervalo

10h30   Estratégias Nutricionais para aumentar a imunidade das vacas leiteiras. Pesquisador DVM, MS, PhD Fabio Soares de Lima, Assistant Professor of Theriogenology, University of Illinois, Department of Veterinary Clinical Medicine

11h30   Lançamento Sumário Genético das ToPS 100 2018- As tendências genéticas da Raça Holandesa Altair Antônio Valoto – Superintendente APCBRH Dr. Victor B. Pedrosa – Prof. Dr. UEPG

12h      Perguntas e Encerramento

 

*Painel da Ovinocultura

Centro de Eventos Pessutão

14h      Recepção

14h15   Abertura e boas vindas da Castrolanda

14h30   Perspectivas para o mercado do Cordeiro Castrolanda, com Marcos Souza, supervisor de vendas da Alegra.

15h15   Maior rentabilidade na ovinocultura? Dicas de manejo dos cordeiros, com Maria Christine Rizzon Cintra, veterinária especialista em ovinos. Mestre em ciência animal pela PUCPR.

16h      Perguntas e Encerramento

 

*Palco Naturalle

Diariamente, das 8h às 18h

Apresentação de Startups no Palco Naturalle

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.