Política

Seminário sobre futebol feminino reúne especialistas em Brasília

Debate proposto pelo deputado Aliel Machado teve participação da assessora de imprensa do Operário, Bianca Machado
(Foto: Divulgação)

A participação da mulher no futebol foi tema de Seminário nesta terça-feira (10) na Câmara dos Deputados. Proposto pelo deputado federal Aliel Machado (PSB), a Comissão do Esporte realizou o debate com a participação de vários profissionais de todo o país ligados à área, entre eles o coordenador de seleções femininas da CBF, Marco Aurélio Cunha; a ex-árbitra, Fernanda Colombo; a assessora do Operário Ferroviário, Bianca Machado, além de representantes do futsal e dos clubes. 
O objetivo do seminário foi debater o futebol feminino dentro e fora das quatro linhas, buscando melhorar as políticas públicas e a consolidação da participação das mulheres. Além disso, o deputado Aliel é autor de um projeto que exige a participação de 30% de mulheres nas direções de entidades esportivas. 
De acordo com o PL, somente serão beneficiados com os incentivos previstos na lei os proponentes que assegurem a existência e a autonomia do seu conselho fiscal e a presença mínima de 30% de mulheres nos cargos de direção. “É preciso que elas participem de fato, não apenas nas modalidades, mas também nos cargos de direção, para que sejam respeitadas e para que haja uma igualdade maior nas questões orçamentárias, que também é de fundamental importância”, defendeu ele. 
Uma das participantes do Seminário, Bianca Machado, falou da importância do debate. “É fundamental debater o papel das mulheres no esporte como um todo, quem está na gestão, jogadoras, treinadoras e também quem está fora, como na imprensa esportiva. Estou certa de que iremos ter boas ideias e discussões para que tenhamos cada vez mais mulheres participando do esporte”, avaliou Bianca. 

Debates
A audiência contou com quatro painéis com os temas; Desenvolvimento do Esporte, Futsal feminino, Inclusão e participação da Mulher e a Mulher Fora das Quatro Linhas.