em

Senador Oriovisto fala sobre gestão pública no Senado Federal

O Instituto Legislativo Brasileiro realizou o seminário “Gestão de Pessoas no Setor Público – desafios e soluções”, nesta terça-feira (29), e convidou o senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) para fazer a abertura do evento.

Leonardo Gadelha, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis, afirmou, no início do seminário, que “a trajetória [do Senador Oriovisto] como gestor é extremamente bem-sucedida e a sua já destacada atuação no Senado Federal lhe conferem autoridade para discorrer sobre o tema, além de oferecerem inestimáveis contribuições para a constituição de um novo padrão na nossa gestão pública. A intervenção do Senador Oriovisto é o prelúdio perfeito para um dia de intensos e profícuos debates”.

O Senador subiu ao palco, agradecendo ao convite e exaltando sua atenção com o tema do debate. “Começo este seminário afirmando que esse é um dos assuntos mais sérios e preocupantes que existem na realidade brasileira”, destacou Oriovisto.

Em seguida, o parlamentar contou um pouco de sua carreira como empresário e enfatizou que a iniciativa privada é caracterizada pelo risco e essa é a grande diferença para com o setor público “O empresário pode falir a qualquer momento. O funcionário da empresa privada corre o risco de perder seu emprego. E o servidor público, por sua vez, mesmo com a estabilidade, precisa abrir os olhos para a situação fiscal do país e saber que também corre riscos. O cenário econômico brasileiro é preocupante e traz riscos para todos”, salientou Oriovisto.

O senador trouxe à fala de abertura o Projeto de Lei Complementar (PLP) 64/2019, de sua autoria. A proposta é mais conhecida como PLP da Responsabilidade Compartilhada, pois cria mecanismos para conter a evolução dos gastos públicos quando houver déficits primários e premia o servidor público quando houver superávits primários.

“Apresentei essa matéria, porque nenhum governador ou presidente da república faz nada sem o auxílio de sua equipe. Os servidores são peças permanentes na máquina pública, os políticos passam. Por isso, a responsabilidade do crescimento do Brasil também deve ser compartilhada”, ressaltou o parlamentar paranaense.

Ele ainda explicou a importância de manter a qualidade dos servidores públicos para o crescimento do país. “Meu desejo é de que vocês façam um seminário muito profícuo e que sempre se perguntem: como eu posso realmente fazer a diferença para esse país? Qual é a contribuição efetiva que estou dando? Como executar melhor o trabalho para o país crescer? Como atuar melhor dentro da nossa realidade? Existe sempre uma solução. E o propósito tem de ser único. Vamos fazer o serviço público e, consequentemente, um país muito melhor do que já é”, finalizou o senador Oriovisto Guimarães.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.