em

Sepam prepara estudantes para o Enem

Entre os dias 3 e 10 de novembro acontecerá mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sepam, colégio que pelo nono ano é primeiro lugar na prova em Ponta Grossa, está preparando os seus alunos. Além do conteúdo, os estudantes recebem dicas que vão ajudar a conquistar boas notas no exame.

A prova é composta por 180 questões objetivas de múltipla escolha, divididas entre quatro áreas do conhecimento, e a redação. No primeiro dia de provas, os estudantes encontrarão questões de Ciências Humanas, Linguagem e Códigos. O professor de Gramática do Sepam Vestibulares, Luís Borba, chama a atenção para as Funções da Linguagem.

Ainda no primeiro dia, os estudantes precisam encarar uma redação de no máximo trinta linhas. O tema, em geral, costuma abordar alguma questão social brasileira. “Estabeleça causas dessa questão e apresente soluções para ela, nada mais que isso. Porém, existe um segredinho: das cinco competências que os avaliadores das redações usam para dar a nota, a quinta costuma ter a nota mais baixa, que é justamente a competência que cobra a solução (ou soluções)”, alerta Borba.

O professor ainda orienta que os estudantes acessem o site do Inep e conheçam as redações nota 1000 do Enem de 2018. No segundo dia, as questões são sobre Ciência da Natureza e Matemática.

De acordo com o professor de Física, Marco Aurélio Makoski, a prova é muito variada em conteúdos, mas principalmente com questões de eletricidade, mecânica e ondas. “Estes assuntos são cobrados por meio de exemplos do cotidiano. A prova deve ser respondida com muita atenção, pois os gráficos e as tabelas são pura interpretação”, explica.

Já na disciplina de Biologia, os estudantes devem se preparar para as perguntas acerca da Ecologia. “Como o Brasil está enfrentando uma turbulência quanto às questões ambientais, a ecologia é um assunto em potencial para ser cobrado”, alerta o professor Luiz Frederico Petla.

No ranking feito pela Folha de São Paulo, o Colégio Sepam é hoje o 10º colocado geral (provas objetivas) no Paraná no Enem e o 1º em Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.