em

Base aérea será inaugurada nesta segunda em PG

A sede do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (Bpmoa) e o Serviço Aeromédico dos Campos Gerais serão inaugurados nesta segunda-feira (19), às 10 horas, durante cerimônia no Aeroporto Sant'Ana, em Ponta Grossa. A cerimônia irá contar com a presença do governador Beto Richa e outras autoridades.

Os serviços serão integrados e vão permitir atendimentos, remoções e resgates, além de patrulhamentos e apoio nas operações policiais. A base vai atender cerca de 57 municípios da região dos Campos Gerais. O serviço é oferecido em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o diretor de Urgência e Emergência da Sesa, Vinícius Augusto Filipak, o aeromédico atuará em conjunto com o Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (Bpmoa). "No entanto, o transporte de pacientes não será executado pelo Bpmoa, mas sim pelo Samu, com uma equipe médica que será designada para atender nesta aeronave. Apenas o piloto será do Batalhão. Já o aeropolicial terá a missão de operações e patrulhamentos , enquanto o aeromédico atuará no resgate de vítimas em acidentes e transporte de pacientes em estado crítico", explica Filipak.

A aeronave que fará o serviço aeromédico foi locada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para ser usada com finalidade médica. O helicóptero também foi todo equipado com aparelhos que darão suporte à saúde do paciente durante o transporte. "Todo o custo dos médicos e enfermeiros do Samu Regional serão financiados pelo próprio Estado, sem custos para o Município", lembrou o diretor.

Ainda de acordo com Filipak, o atendimento pelo helicóptero reduzirá o tempo de chegada aos atendimentos de emergência. "Uma hora de helicóptero equivale a quatro horas de ambulância para o transporte de pacientes vítimas de acidentes graves, acidente vascular cerebral (AVC) e com necessidade de terapia intensiva, entre outros casos", destaca.

Região

O sistema médico e de segurança atenderá até 250 quilômetros de raio, a partir de Ponta Grossa, alcançando as regionais de saúde de Irati, Telêmaco Borba, Guarapuava e União da Vitória, totalizando 57 municípios. "Esta necessidade de atender a região dos Campos Gerais sempre existiu. A aeronave cedida pela Sesa vai se somar a frota de outras quatro localizadas em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, todas elas tripuladas pelo Samu Regional".

Base será responsável por ações de saúde e segurança

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.