em

Serviços aéreos de segurança e saúde começam na região

A partir desta semana, Ponta Grossa e demais municípios da região dos Campos Gerais passam a contar com serviços aéreos para atendimentos em saúde e na segurança pública. Dois helicópteros foram entregues na manhã de segunda-feira (19), pelo governo do Estado, para a Base Aérea dos Campos Gerais, durante solenidade no aeroporto Sant'Ana. A celebração contou com a presença do governador Beto Richa e demais autoridades que estarão à frente destes trabalhos.

Uma das aeronaves ofertará serviços exclusivos para ações de saúde, como missões de resgate, transporte de pacientes e de órgãos para transplante. Todo o trabalho será realizado em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com o diretor de Urgência e Emergência da Sesa, Vinícius Augusto Filipak, o helicóptero também foi todo equipado com aparelhos que darão suporte à saúde do paciente durante o transporte.

Ainda segundo Filipak, o atendimento pelo helicóptero reduzirá o tempo de chegada aos atendimentos de emergência. "Uma hora de helicóptero equivale a quatro horas de ambulância para o transporte de pacientes vítimas de acidentes graves, acidente vascular cerebral (AVC) e com necessidade de terapia intensiva, entre outros casos", destaca.

Segurança

O outro helicóptero entregue pelo Estado pertence ao Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (Bpmoa) e vai contribuir para os serviços de patrulhamentos e operações policiais. "Vamos atuar em segurança, dando apoio para as equipes em terra e apoiando a segurança em toda a região. Também faremos os patrulhamentos preventivos, causando impacto naqueles marginais que queiram cometer algum tipo de crime", explicou o major Júlio César Pucci.

Atendimentos

As duas aeronaves ficarão disponíveis em dos hangares do aeroporto Sant'Ana e terão o objetivo de atender a 57 municípios dos Campos Gerais, em um raio de 250 quilômetros, a partir de Ponta Grossa, alcançando também as regionais de saúde de Irati, Telêmaco Borba, Guarapuava e União da Vitória.

"Este é um dos principais programas do nosso governo. Já contamos com o serviço aeromédico em Curitiba e em Cascavel e, há cerca de um ano e meio, instalamos também em Londrina e Maringá. Vemos que muitas vidas serão preservadas e salvas. Todos os equipamentos das aeronaves são de última geração para atendimentos de urgência e emergência. É importante lembrar ainda que o aeromédico fará o transporte de órgãos que serão transplantados. São serviços que estão à disposição dos paranaenses", alegou o governador Beto Richa.

Helicópteros já estão disponíveis para atendimentos na região. (Foto: José Aldinan)

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.