em

Sesc terá Semana Literária de 23 a 28 de setembro

Com o tema ‘Literatura: vozes para (re)criar o mundo’, a Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro chega à sua 38ª edição e vai acontecer simultaneamente em Ponta Grossa e outras 23 cidades paranaenses.

Durante seis dias serão promovidas mais de 400 atividades, entre mesas-redondas, oficinas, apresentações artísticas, exibição de filmes, bate-papos, lançamentos de livros, presença de mais de 40 convidados, além de 50 livrarias e editoras universitárias que comercialização livros com até 30% de desconto. A expectativa é reunir em todo o estado um público superior a 200 mil pessoas.

A Semana Literária propõe uma reflexão sobre a relação da literatura e os tempos atuais, as diferentes gerações de leitores e as diversas possibilidades de leitura por meio de novas mídias. “A literatura permite, por meio da interação verbal e também corporal, a comunicação, a liberdade e a representação. Essas vozes em diálogo, em uníssono ou em monólogo são capazes de promover mudanças significativas no tecido social”, destacam os curadores do evento.

Cidades

Além de Ponta Grossa, a Semana Literária e Feira do Livro será realizada em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 

ATIVIDADES

Oficinas vagas gratuitas e limitadas

 

23/09 – Segunda-feira | 14h Lambe-Lambe Ministrante: Ana Istschuk e Luana Caroline Nascimento; Idade mínima: 12 anos; Carga Horária: 2 horas; Ementa: Produção de conteúdo e confecção de lambes, pensando a melhor interação com o cenário urbano. Oficina de ferramenta para expressão de ideias e diálogos artísticos, nos processos para a confecção de cartazes e colagem de cartazes.

 

24/09 – Terça-feira | 14h Fake News: Como identificar? Quais seus impactos na análise textual e construção de pensamento? Público: a partir de 14 anos; Carga Horária: 2 horas; Ementa: Orientar e contextualizar sobre questões envolvidas com a fake news. Análise de pequenos textos publicados em redes sociais.

 

26/09 – Quinta-feira | 11h20 e 13h30 Escrever: Formular outras existências possíveis Ministrante: Francisco Malmann (Curitiba/PR) Público: estudantes de magistério, letras e/ou pedagogia, publicidade, comunicação social; Carga Horária: 6 horas; Ementa: Formular outras existências a partir do gesto de escrever é entender que sonhar coletivamente com formas de vida que ainda não existem significa que já estamos trabalhando para a alteração do atual estado do mundo. A oficina compreende exercícios imaginativos que visam a criação de narrativas que nos permitam criar possibilidades fora do que existe hoje. 

 

27/09 – Sexta-feira | 9h e 13h30 Oficina de Poesia – Slam; Ministrantes: Lucas Afonso e Andrio Cândido Ferreira (São Paulo/SP); Público: a partir de 14 anos; Carga Horária: 6 horas; Ementa: Apresentação do Universo do Slam (história, como surgiu, como é realizado, quem realiza); oficina de escrita; criação de poesias com os participantes

 

INTERVENÇÕES E MEDIAÇÕES

 

23 e 24/09 | 9h às 11h Lugar de Encontro – Intervenção Artística com Pássaro Liberto

 

23 a 27/09 | 11h às 13h30 Correio Elegante na máquina de escrever – Intervenção Literária

 

24/09 | 19h Mediação de exposição com Pássaro Liberto

 

25/09 | 9h – 14h Mediação de exposição com Pássaro Liberto

 

26/09 | 8h30 e 13h30 Mediação de exposição com Pássaro Liberto

 

27/09 | 19h Mediação de exposição com Pássaro Liberto

 

 

 

CIRCUITO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 

24 e 25/09 – Terça e quarta-feira | 8h30 | 13h30 Vozes para (re)criar o Mundo – Contação de Histórias Público: Livre Local: Sessões realizadas na rede de ensino de Ponta Grossa sob agendamento*

 

24 e 25/09 – Terça e quarta-feira | 10h | 15h Vozes para (re)criar o Mundo – Contação de Histórias Público: Livre Local: Sesc Ponta Grossa

 

26 e 27/09 – Quinta e sexta-feira | 9h | 10h Contação de Histórias com Sansakroma (São Paulo/SP) Público: Livre

 

26/09 – Quinta-feira | 14h Espetáculo Narrativo Sansakroma sem Fronteiras e Workshop ‘Transforme sua imaginação em um livro – seja um escritor’ Público: Livre

 

 

PROGRAMAÇÃO NOTURNA

 

23/09 – Segunda-feira

18h15 Roda de Leitura com mediação dos clubes de leitura Só Garotas e Leia Mulheres PG; Público: Livre 

19h30 Abertura Oficial: Mesa Redonda ‘Literatura e o exercício da liberdade’. Participação dos escritores Luisa Geisler (RS) e Marcelino Freire (SP) Mediador com o escritor: Marco Aurélio de Souza (PR) Público: adulto Sinopse: A leitura é um ato que prevalece a liberdade de escolhas, permite expandir a memória e contribui para o processo de despertar da consciência crítica, política e social do indivíduo, além de estimular a produção de textos.

 

24/09 – Terça-feira | 19h30 Literatura Digital para crianças com Jaqueline Conte (PR) Público: adulto Sinopse: Através do tema norteador Literatura, novas mídias e tecnologias, Jaqueline lança sua pesquisa ao universo literário para crianças e de como desenvolvê-lo a partir do mundo digital, hoje, tão acessível às crianças.

 

25/09 – Quarta-feira

19h Intervenção Memórias Público: Livre

19h30 Lançamento do Livro ‘Vindas’ Memórias da Imigração com Diego Antonelli Público: adulto Sinopse: A partir do eixo curatorial ‘A Literatura como lugar de encontro’ o livro Vindas proporciona conhecer e identificar a riqueza cultural e étnica presente no Paraná e nos coloca como integrantes dessa história. O nosso ponto de encontro é nossa moradia e, através da narrativa do livro contextualizamos a imigração nos dias atuais. Suas relevâncias e particularidades.

 

26/09 – Quinta-feira

18h15 Roda de Leitura com mediação dos clubes de leitura Só Garotas e Leia Mulheres PG Público: Livre 

 

19h30 Mesa Redonda ‘Poesia e o exercício da liberdade’ Participação dos escritores Kleber Bordinhão (PR) e Ramon Ronchi (PR) Mediador com o escritor: Gisele Barão da Silva (PR) Público: adulto

 

27/09 – Sexta-feira | 19h30 Batalha de Poesia com Slam da Ponta (SP) Público: a partir de 14 anos; Slamers: Nathielly Roberta Janutte; Robson Souza de Almeida; Lucas Afonso de Castro Silva; Andrio Cândido Ferreira

 

 

*Informações e agendamentos: Sesc Ponta Grossa Telefone SAC: (42) 3309-2850 / 2854 Endereço: Rua Theodoro Rosas, nº 1247 – centro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.