em

Sesi lança Campanha de Vacinação para trabalhadores das Indústrias

O inverno começa oficialmente em junho, mas a prevenção, contra às doenças respiratórias infecciosas, mais comuns no período de frio, deve começar já no início do ano. Desde 2010, o Sesi no Paraná promove a Campanha de Vacinação contra a gripe para trabalhadores das indústrias paranaenses, e também de empresas associadas aos sindicatos filiados ao Sistema Fiep.

Segundo dados do Sesi no Paraná, só em 2017, foram 141.816 vacinas aplicadas, em 1.953 indústrias de 2.523 localidades. Neste ano, a Campanha de Vacinação terá início no dia 22 de janeiro e as indústrias poderão aderir a Campanha pelo Portal da Vacina (vacinas.fiepr.org.br/portalvacina) até o dia 03 de março, ou enquanto houver disponibilidade de doses de vacina.

A analista técnica de segurança e saúde para a indústria, Rosangela Lenhatovicz, ressalta a importância da prevenção, garantindo a saúde do trabalhador, principalmente no período de inverno, evitando o absenteísmo por motivos de gripe. “Lançamos a campanha no início do ano, pois precisamos de planejamento para adquirir as vacinas, receber as adesões e entrar em contato com as indústrias para agendar as ações de gesto vacinal até maio. Quando os meses mais frios do ano chegarem, as indústrias serão um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Além disso,o desenvolvimento de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação”, explica.

 

Tipos de gripe e vacinas

De acordo com o Perfil Epidemiológico dos casos de influenza no Paraná, de janeiro a dezembro de 2017, foram notificados 806 casos positivos para o Influenza, vírus causador da gripe. A enfermeira do Sistema Fiep, Sueli Santos, explica que existem três tipos de influenza (H1N1, H3N2 e influenza B) e que, anualmente, as vacinas sazonais são modificadas para proteção contra as cepas virais (mutações) da gripe em circulação.

Seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Sesi vai oferecer vacina influenza trivalente, contendo os três tipos de cepas de vírus em combinação. Estes estarão dentro das especificações orientadas obrigatoriamente pela ANVISA.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.