em

Sete em cada dez brasileiros sofrem com gastrite

Clarice se sente melhor depois que trocou os alimentos industrializados por frutas e verduras / Foto: Fábio Matavelli

A gastrite é uma doença às vezes silenciosa, mas bastante comum. De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, sete em cada dez brasileiros sofrem com a doença.

Segundo o gastroenterologista Eduardo Berger, quase toda população possui inflamação na mucosa do estômago, ainda que muitas vezes não apresentem os sintomas. “A partir do momento em que o paciente sente dores e desconforto, significa que essa inflamação evoluiu e, na maioria dos casos, foi desencadeada por eventos externos, podendo ser desde uma crise de estresse até o consumo exagerado de açúcar e gordura”, pontua.

Segundo o especialista, situações do dia a dia, como estresse e ansiedade, aliados à ingestão de certos alimentos e medicamentos, são fatores decisivos para a evolução da gastrite. Por isso, além de um acompanhamento contínuo para o controle da inflamação, a adoção de um estilo de vida saudável é determinante para evitar quadros de desconforto e dores.

A funcionária pública Clarice Limeira, que mora no Jardim Castanheira, em Ponta Grossa, sofreu muito com gastrite é só a reeducação alimentar a ajudou a ter uma vida melhor. “Eu sempre sofri muito, tudo o que comia me fazia muito mal, até água”, relata ela, que tem 50 anos. “Mas desde o momento em que mudei minha alimentação, não tenho mais esse problema. Tirei os produtos industrializados, os refrigerantes, derivados de trigo e agora tenho uma alimentação mais natural, com frutas, verduras e legumes. Estou me sentido bem e de troco estou emagrecendo”, conta.

 

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DC

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.