em

Setembro Amarelo busca prevenir casos de suicídio

Em escala federal, este mês está sendo dedicado a ações de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, principalmente entre os mais jovens. As atividades integram o chamado Setembro Amarelo, enfatizando a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes. Em Ponta Grossa, a prefeitura e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estão programando uma série de ações

Ponta Grossa possui três Centros de Atenção Psicossocial, sendo que um deles é voltados especialmente para atendimento infanto juvenil. O Caps-ij possui 187 pacientes ativos, que frequentam o espaço pelo menos uma vez por mês. São 70 consultas por mês, mais de 460 atendimentos individuais e mais 400 atendimento à família. Entre as formas de tratamento, estão as atividades em grupos, que atualmente somam 160.

A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Angela Pompeu, considera imprescindível a promoção de debates sobre o assunto. "As ações têm como objetivo instigar a população ponta-grossense a pensar no suicídio. É importante reconhecermos o sofrimento do outro, darmos espaço para essa pessoa poder falar e proporcionar um espaço de cuidado. Estamos desenvolvendo atividades, porque o suicídio é um problema de saúde pública”, comenta.

Para isso, o município fará, no dia 27, no Parque Ambiental, um evento em parceria com a UniCesumar de Ponta Grossa. Das 8 às 14 horas, equipes da saúde mental do município e da faculdade irão tratar do tema, com abordagem à população e incentivo à discussão. Nos Caps também serão feitas atividades especiais com pacientes e familiares durante este mês.

 

Programa Abraça

A professora Lara Simone Messias Floriano, coordenadora do UEPG Abraça, programa criado em 2018 para realizar atendimento psicossocial da comunidade acadêmica, destaca que várias iniciativas estão sendo promovidas nos próximos dias. “Nesta quarta-feira (4), teremos panfletagem nos dois campus, simultaneamente, na hora do almoço, próximo ao restaurante universitário”, lembra. A proposta é divulgar os números de telefone que podem ajudar a prevenir suicídios. São o número 188 (Centro de Valorização da Vida) e 42-99141-8937 (Abraça).

 

Caminho amarelo

Mais ações devem ocorrer entre os dias 9 e 12 por iniciativa do programa. No início da próxima semana, o campus de Uvaranas terá um caminho, próximo à Central de Salas, onde haverá bexigas amarelas e frases de motivação, com reflexões sobre como enfrentar os problemas da vida. Ainda haverá brincadeiras e oficinas com psicólogos e a equipe do programa Abraça.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.