em

Setor agrícola é o impulsionador da economia nacional

Com desempenho expressivo nos últimos anos, atualmente, o Brasil é o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da União Europeia. Neste panorama de protagonismo e liderança, o setor vem garantindo posição de destaque no cenário mundial.

Em 2017, o agronegócio brasileiro foi protagonista da economia nacional. Com uma safra recorde de grãos que atingiu o patamar de 237,7 milhões de toneladas, o setor avançou 13% ano passado, sendo o grande impulsionador do PIB nacional.

O setor agrícola puxa a economia de forma positiva. Este potencial é sinônimo de liderança, já que o Brasil é o maior produtor e exportador de café, açúcar, etanol de cana-de-açúcar e suco de laranja, liderando também o ranking das vendas externas de carne bovina, frango, soja e milho.

A agricultura familiar também é uma força importante para a produção de alimentos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são produzidos pela agricultura familiar. Dados do Censo Agropecuário Brasileiro, realizado pelo IBGE, mostrou que aproximadamente 84,4% dos estabelecimentos agropecuários do país são da agricultura familiar. Em termos absolutos, são 4,36 milhões de estabelecimentos agropecuários. O levantamento é de 2006, mas o Instituto já anunciou que está preparando uma nova mostra para este ano.

 “O Brasil é um país agro. A agricultura é uma das principais bases da economia brasileira, mas ainda há pouco investimento no setor”, é o que diz o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Itamar Borges.  Para ele, o produtor rural precisa de mais estímulos e incentivos. “Na CAE, apresentamos emendas e projetos para destinação de recursos para a Secretaria de Agricultura, para a qualificação e o aprimoramento de agricultores, para parceria entre estados e municípios, para ações integradas de abastecimento e segurança alimentar, para a organização de estoque de mudas, sementes e insumos, entre outros”, cita o parlamentar.

Diante deste cenário, o Governo Paulista investe em programas específicos para o setor, como o Microbacias, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da atividade rural, ou seja, desenvolver a agricultura, respeitando o meio ambiente; e o Programa Melhor Caminho, dedicado à execução de obras em trechos de estradas rurais, para sua recuperação e conservação.

Itamar Borges lembra ainda que o protagonismo da agricultura fortalece outros setores. “Precisamos investir e apoiar mais nossa agricultura e nossos agricultores, por meio de políticas de estímulo, máquinas agrícolas potentes e poderosas e soluções inovadoras capazes de otimizar o trabalho e que elevam produtividade, rentabilidade e eficiência, sem esquecer da conservação e preservação do solo”, acrescenta o deputado.

Além disso, a capacidade de crescimento e a perspectiva nacional em relação ao desenvolvimento da produtividade e atuação internacional são grandes. O avanço tecnológico do setor e a expansão da fronteira agrícola são dois dos principais fatores associados ao expressivo aumento da participação do Brasil no agronegócio mundial.

O desafio é contribuir com o crescimento da produção de alimentos e fortalecer o agronegócio. “A agricultura é uma das atividades econômicas mais importantes de nosso Estado e País, gera emprego e renda, movimenta a economia e, diferente de outros segmentos, caminha a passos largos”, afirma Itamar Borges.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.