em

Setor da construção civil cresce e aumenta a demanda por profissionais

O crescimento do setor da construção civil em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais tem gerado uma procura maior por profissionais da engenharia. No Paraná, mais de quatro mil empregos formais no setor foram registrados desde o começo do ano.

Apostando nessa demanda por profissionais, as instituições de ensino superior privadas de Ponta Grossa têm apostado em novos cursos de engenharia. Atualmente, conforme levantamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Ponta Grossa concentra quatro cursos de Agronomia, cinco de Engenharia Civil, quatro de Engenharia Elétrica, quatro de Engenharia de Produção, três de Engenharia Mecânica, que são considerados os mais volumosos.

São disponibilizados ainda cursos de Engenharia de Alimentos, de Bioprocessos e Biotecnologia, além de Engenharia Química, de Computação, de Sistemas, de Materiais, e de Geografia, além dos cursos de Tecnologia.

Mas o aquecimento do setor da construção tem gerado aumento na empregabilidade desses profissionais, como explica o gerente regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Vander Della Coletta Moreno. “O aumento na quantidade de cursos de Engenharia Civil, por exemplo, reflete o aquecimento do mercado da construção nos últimos anos em todo o País, proveniente da disponibilidade de crédito para a construção civil e programas como o “Minha Casa, Minha Vida”, conta. Além disso, as construtoras começaram a contratar mais profissionais para dar conta da demanda dos novos projetos de edifícios na cidade.

Levantamento do Crea-PR, regional de Ponta Grossa, mostra a evolução do número de profissionais registrados junto à autarquia nos últimos oito anos. Em 2010, eram 2,6 mil registros e, em 2018, chegou a 3,7 mil, uma evolução de 42%.

Na ECB Engenharia, há demandas de obras o ano inteiro, e consequentemente, a necessidade de estagiários estudantes de engenharia civil. “Contamos sempre com pelo menos quatro estagiários. São cada vez mais profissionais formados para atender a demanda em todas as regiões do país”, explica o engenheiro civil, Michel Diego Pereira.

O Crea-PR também registra uma taxa positiva de empregabilidade no setor. “Muitos deles já conseguem ser efetivados nas empresas que trabalham assim que se formam”, pontua a Engenheira Civil, Margolaine Giacchini, Conselheira e presidente da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-PR.

Opções

Há aproximadamente uma década, apenas instituições públicas, como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ofereciam cursos de Engenharia e Agronomia na cidade. Atualmente, as instituições de ensino Cescage, Unopar, Unicesumar e a UniSecal, todas elas privadas, também oferecem cursos de engenharia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.