em

Sicredi patrocina Festa do Peão de Barretos, maior evento do gênero no País

A Festa do Peão de Barretos, considerada a maior do gênero na América Latina, começa no dia 16 de agosto com a expectativa de receber quase 1 milhão de visitantes durante os 11 dias do evento. Tradicional entre os amantes do rodeio e da música sertaneja, a festa também movimenta a economia regional, ajuda a preservar as tradições da cultura caipira e é fonte de recursos para entidades assistenciais de Barretos, como o Hospital de Amor.

Para se ter uma ideia da importância do evento para a economia da região, durante a festa são gerados cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. Quase duas mil pessoas trabalham apenas na montagem da estrutura no Parque do Peão. O impacto na economia regional também alcança a rede hoteleira e setores de transporte, comércio e alimentação de Barretos e municípios vizinhos.

Para organização de toda essa estrutura, a 63ª Festa de Peão de Barretos, realizada pela Associação Os Independentes conta com o patrocínio de instituições como o Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. O patrocínio é uma iniciativa da Sicredi Aliança PR/SP, cooperativa do Sistema Sicredi que atua na região.

Para o Sicredi, estar junto do evento é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento local aliado à preservação da cultura sertaneja tão forte no interior de São Paulo. “Como instituição financeira cooperativa, o Sicredi trabalha para o desenvolvimento econômico e social dos associados e da comunidade onde atua. Para nós é importante gerar ações que promovam a qualidade de vida dos nossos associados e da sociedade. Por isso, vamos investir nossos esforços nessa festa tão tradicional que gera renda e beneficia entidades assistenciais o que vem de encontro com o nosso propósito de agregar renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comenta o presidente da Sicredi Aliança PR/SP, Adolfo Rudolfo Freitag.

O Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos, referência na pesquisa e tratamento da doença, é uma das entidades beneficiadas com a Festa de Peão de Barretos. A instituição oferece tratamento gratuito aos pacientes e se mantém com doações e parcerias.

Conhecida pelo rodeio e grandes espetáculos a Festa do Peão de Barretos também tem na programação atividades que ajudam a manter viva tradições do universo sertanejo. O concurso Queima do Alho elege a comitiva que preparar o melhor prato inspirado nas comidas feitas por peões que dormiam nas estradas da região. Durante os 11 dias de evento o público também poderá apreciar apresentações de moda de viola, catira – dança do folclore brasileiro -, e ouvir o som do berrante.

“É importante valorizar as tradições das comunidades onde atuamos. Buscamos desenvolver ações e apoiar eventos culturais que ajudem a destacar os costumes que fazem parte da nossa vida e da história do nosso associado”, finaliza Freitag.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.