em

SigmaABC é lançado na Digital Agro 2019

Entre os dias 11 e 13 de junho aconteceu em Carambeí (PR) a Digital Agro, uma das principais feiras de tecnologia e inovação do agronegócio no Brasil. Durante esta terceira edição, organizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial com apoio técnico da Fundação ABC, foi lançado o sigmaABC, uma plataforma que reúne as informações geradas nas propriedades e cria um banco de dados da fazenda, na cloud, como máquinas, implementos, custos de produção e outras informações.

A plataforma também permite a integração com laboratórios, prestadores de serviços e sistemas, como um de gestão agronômica, por exemplo. A primeira versão da plataforma estará disponível a partir da safra de verão 2019/2020 para os cooperados da Frísia, Castrolanda e Capal. O projeto foi desenvolvido pela Fundação ABC em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e as três cooperativas.

Com base na localização das suas áreas, informadas pela geolocalização, a plataforma ainda reúne dados meteorológicos, levantamentos geofísicos e recomendações da pesquisa, com modelos matemáticos (doenças, pragas, plantas daninhas, água no solo e produtividade), agricultura de precisão e modelos de sensoriamento remoto (índices de vegetação), entre outros.

Segundo Rodrigo Yoiti Tsukahara, responsável técnico do projeto, com as informações reunidas em um banco de dados, será possível submetê-las a técnicas estatísticas e linguagens matemática e computacional para geração de um conhecimento multidisciplinar no formato de relatórios, mapas, tabelas, gráficos, mensagens de texto e notificações, que vão contribuir para que o produtor tome as decisões de forma mais assertiva e ágil. "Nosso objetivo é promover uma integração maior entre o produtor, o assistente, a cooperativa e o setor de pesquisa, a fim de difundir mais conhecimento, reduzindo a incerteza durante o processo decisivo e aumentando a resiliência dos produtores", explica Tsukahara.

Encerramento

Durante os dias de feira, os mais de oito mil visitantes puderam conferir o que há de mais inovador no setor e participar de palestras com grandes nomes da tecnologia e inovação. Ao todo, o evento contou com mais de 40 marcas expositoras, um incremento de 30% em relação à edição anterior. Além disso, teve a apresentação de diversas iniciativas tecnológicas voltadas ao setor e discussões pertinentes ao tema.

O produtor rural de Castro, Robie Los, conta que já utiliza um sistema para o gerenciamento e monitoramento da lavoura como uma ferramenta para aumentar a produtividade das suas plantações de milho, soja, feijão e trigo. "Esta é a primeira vez que eu visito a feira, mas já conheci muitas novidades interessantes e penso em aperfeiçoar o que já estou fazendo na minha propriedade", afirma.  

Para o estudante de agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alan Pereira, eventos como a Digital Agro são de extrema importância para o meio acadêmico. "Discutir o impacto e a importância da inovação na agropecuária nos ajuda a entender o cenário atual e a nos prepararmos para a profissão", explicou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.