em

Sindicato reduz multa imposta a restaurantes, bares e hotéis

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares (SHRBS) dos Campos Gerais conseguiu reduzir o valor das multas da não apresentação da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), cobradas dos estabelecimentos. O documento, que detalha o quadro de profissionais que trabalha para cada empresa, já era apresentado regularmente ao Ministério do Trabalho, mas também era exigido pelo Sindicato Laboral.

O presidente do SHRBS, Daniel Wagner, explica que muitos empresários, até por desconhecimento, deixaram de apresentar o documento ao Sindicato Laboral, o que resultou em mais de 320 empresas processada em multas que custavam, em média, R$ 5 mil. “Por entender que essa multa era exagerada, nós conseguimos negociar e obter o desconto de 70% do valor para as empresas filiadas ao Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes”, conta Wagner.

A conquista foi significativa, e se somou a outras obtidas ao longo de aproximadamente um ano e meio, incluindo a redução no número de cláusulas da convenção coletiva (de 88 para 58), ao mesmo tempo que isso não retirou direitos nem impediu o aumento real no salário dos trabalhadores. O vice-presidente do SHRBS, Rodrigo Baron Martins, destaca que houve aumento de 7,2% no piso salarial da categoria, que significa um aumento real de 3,2% no salário de cerca de 90% dos trabalhadores do setor. “A reforma trabalhista possibilitou novas formas de negociação, beneficiando empregadores e empregados”, aponta.

Silvio Cybulski, que também integra a diretoria, lembra que o SHRBS possui pouco mais de 40 empresas filiadas, enquanto que há mais de mil que poderiam fazer parte do Sindicato. “Seria uma forma de fortalecer o setor e ampliar os benefícios aos empresários”, comenta.

A advogada Stella Osternack Martins Straiotto diz que as ações que a diretoria do SHRBS vem adotando demonstram que é possível beneficiar, ao mesmo tempo, empresários e trabalhadores. “Até pouco tempo, cada negociação só beneficiava os empregados, a reforma trabalhista permitiu que cada cláusula voltasse a ser negociada, beneficiando os dois lados”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.