em

Sistema Cicloviário de PG aguarda Plano Diretor para implantação

A prefeitura de Ponta Grossa viabilizou a instalação de um novo bicicletário, no Parque Ambiental Governador Manoel Ribas, no Centro. O equipamento, no modelo “U invertido”, foi colocado graças a uma parceria com a iniciativa pública privadas. De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Esportes, esse foi um dos equipamentos públicos instalados graças a edital publicação em 2016 e 2017, no qual foram convidadas empresas para patrocinar a aquisição de itens voltados à prática esportiva para o parque.

A contrapartida é que as empresas fazem a publicidade nos aparelhos, que recebem o nome da instituição privada que financiou a iniciativa. O esforço do município por incentivar a prática do ciclismo fica visível na criação de outros espaço como a via compartilhada na avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda e a ciclovia na rua Visconde do Rio Branco. No entanto, ainda falta muito para tornar o deslocamento de bicicleta ainda mais atrativo em Ponta Grossa.

A prefeitura informou, via assessoria de imprensa, que a consolidação e implantação do Sistema Cicloviário da cidade deve atender e considerar as normas do Plano Diretor (PD). Isso está previsto na lei 11.211/2013. O PD, por sua vez, deve ser finalizado no início do próximo mês, para então ser analisado e votado pela Câmara Municipal.

Com uma constituição topográfica cheia de altos e baixos, a expectativa é que o município crie rotas de ligação entre os bairros, fazendo uso das áreas da antiga rede ferroviária. A isso se somariam a criação de novos bicicletários, prevendo, inclusive, a integração modal entre bicicleta e transporte público.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.