em

Sistema Fiep premia e reconhece instituições com ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O que a sociedade está fazendo para tornar o mundo um lugar melhor para se viver? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) guiam as ações de governo, sociedade civil e setor privado para promoção de um mundo melhor. O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, é um dos principais agentes de promoção e divulgação dos ODS no Estado. Para reconhecer indústrias, empresas e instituições públicas, de ensino e do terceiro setor que atuam em prol do desenvolvimento sustentável foi criado o Prêmio Sesi ODS. Em sua quarta edição, foram mais de 380 instituições públicas e privadas que inscreveram suas melhores práticas. As instituições vencedoras foram premiadas no dia 05 de setembro, no evento Congresso Sesi ODS. "Vocês estão fazendo a diferença no mundo, que precisa de transformações", comentou Edson Campagnolo, presidente do Sistema Fiep, na abertura do Congresso Sesi ODS 2019.

 Mais de mil pessoas de todo o Paraná participaram do congresso, que além de entregar o Prêmio Sesi ODS, Selo Sesi ODS e o Prêmio Sesi Peça por Peça, também promoveu palestras e oficinas durante todo o evento. Carlo Pereira, secretário Executivo da Rede Brasil do Pacto Global falou sobre os ODS, explicando não só a importância, mas também enfatizando o papel de cada setor nesse cenário. "Os ODS são indicadores e metas. Eventos como esse são fundamentais, pois materializa uma atuação em prol dos ODS", afirma. 

O Prêmio Sesi ODS premiou cinco categorias: indústrias, comércio e prestação de serviço, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e instituições de poder público. A Sandoz, empresa farmacêutica, foi a indústria de grande porte premiada por suas iniciativas relacionadas aos ODS 7, 11 e 12, que tratam sobre energias limpas, comunidades sustentáveis e consumo responsável. Além disso, 350 instituições receberam o Selo Sesi ODS.

 

Prêmio Peça por Peça

Em sua primeira edição, o Prêmio Sesi Peça por Peça contou com a inscrição de 137 escolas públicas municipais do estado do Paraná que enviaram ações e projetos que contribuem para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade. "Devemos valorizar tanto esforço, tanta dedicação e atitudes que promovem uma formação sólida e digna para as pessoas. Assim, reconhecemos as escolas que têm um papel importante como indutor de valores relacionados a uma sociedade melhor", analisa José Antonio Fares, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai.

A escola vencedora do Troféu Sesi Peça por Peça 2019 foi a Escola Municipal Marumbi, de Curitiba, com o projeto "Robô Contador de Histórias: a tecnologia como estratégia na formação de leitores/escritores". Danielle Sueli Pereira Alexandre, diretora da escola, conta que o projeto nasceu com o objetivo de estimular a leitura e produção de texto entre os alunos, mas conquistou toda a comunidade. "Nosso robô contador de história foi construído a muitas mãos, inclusive com peças feitas por uma impressora 3D. Assim, envolveu professores, pais, familiares e a comunidade em geral", afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.