em

Soja deve ter maior produção da década

Principal produto de cultivo e exportação dos Campos Gerais, a soja deve bater o recorde em toneladas nesta primeira safra 2019/2020 no núcleo regional de Ponta Grossa. Segundo estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura e abastecimento (Seab), a produção deve chegar a 2.171.700 toneladas, o maior valor entre todos os anos desde a safra 2009/2010.

Se confirmado, o montante provocará uma alta de 8% em relação ao ano passado e a região será responsável por 11% de toda a produção estadual. O rendimento deve chegar a 3,8 mil quilos por hectare, o melhor desempenho do estado junto a Guarapuava, que também deve registrar o mesmo aproveitamento de acordo com a projeção do Deral.

“Estamos saindo com um patamar acima dos outros anos em termos de rendimento, considerando as novas tecnologias, a dedicação dos produtores, condução das lavouras, assistência técnica prestada e agricultura de precisão; todos os fatores contribuem”, destaca o economista do núcleo regional do Deral, Luiz Alberto Vantroba.

“Outra característica que contribui para essa melhora é o lançamento e uso de novas variedades, como as lançadas ela Embrapa. Todo ano são incorporadas novidades”, afirma o economista, lembrando que aproximadamente 98% do plantio já foi feito, sendo que o restante deve ser finalizado em dezembro.

Área destinada ao cultivo segue igual

Apesar do aumento na produção a área cultivada deve permanecer semelhante à registrada na safra 2018/2019, conforme o estudo do Deral. “Não há mesmo muita coisa para mudar, pois já exploramos todas as fronteiras agrícolas. O que pode ocorrer é, no máximo, uma migração entre culturas”, categoriza o economista do núcleo regional do Deral, Luiz Alberto Vantroba.

Com 571,5 mil hectares distribuídos na região –  correspondente a 10% do total paranaense – o núcleo de Ponta Grossa representa a segunda maior lavoura de soja no estado, ficando atrás apenas de Campo Mourão, que deve plantar o grão em 685,5 mil hectares. Entre os oito núcleos regionais que compõem a região Sul do estado – Curitiba, Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Paranaguá, Pitanga, Ponta Grossa e União da Vitória – as principais cidades dos Campos Gerais detêm mais de um terço de toda a área destinada ao cultivo de soja.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.