em

Sol, mar, areia e alguns cuidados

Com a chegada do verão, cresce o desejo de construir uma casa no litoral para passar as férias. E é claro que sempre buscamos conforto para a família toda aproveitar esse período. Pensando nisso, a arquiteta Ana Johns elencou os principais cuidados que devemos ter na hora de projetar uma casa de praia. Ao contrário de um imóvel na cidade, a região litorânea e a função que a casa vai exercer são determinantes para a escolha dos materiais, revestimentos e até para a distribuição dos cômodos.

Segundo a arquiteta, quando pensamos em casas no litoral precisamos ter alguns cuidados: primeiro com a umidade do ambiente, que é muito alta, segundo com a corrosão que é comum por conta da maresia e, por fim, a questão da funcionalidade. Para resolver o problema da umidade, Ana atenta para a orientação solar da construção. “Tendo em mente as características climáticas do litoral, é importante ter luz natural direta entrando na casa, além de uma boa circulação de ar, com o intuito de evitar a umidade excessiva”, acrescenta.

Um segundo ponto a ser analisado é a corrosão. A escolha dos materiais é fundamental para não ter problemas futuros com a maresia. Pensar nas esquadrias, por exemplo, que devem ser resistentes e preferencialmente em alumínio ou PVC. “O PVC tem a vantagem de ser termicamente mais eficiente, ou seja, ele protege mais a entrada do calor e a saída do ar frio da casa, assim é possível economizar com o ar condicionado”, complementa a arquiteta.

Quando o assunto são os revestimentos, porcelanatos e pisos vinílicos são os mais indicados, por serem de fácil manutenção e limpeza. Dentro das contraindicações estão porcelanatos polidos e pisos de madeira, pelo risco de acidentes devido ao uso com pés molhados e, no segundo caso, pela possibilidade de danificação do material.

Para finalizar, é preciso pensar na funcionalidade do imóvel. Por se tratar de um espaço de reunião familiar, encontro de amigos e celebrações, os espaços sociais normalmente ganham maior destaque nas casas de praia. “Investir em uma decoração alegre e que transmita tranquilidade, móveis práticos e de fácil manutenção, plantas para trazer uma atmosfera natural para o ambiente e uma climatização que torne o espaço agradável, são imprescindíveis”, finaliza.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.