em

Solenidade homenageia patrono da PM no Paraná

Para celebrar a memória do coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, patrono da Polícia Militar do Paraná, o 1º Batalhão da PM (BPM) realizou uma solenidade militar na manhã de segunda-feira (20).

O evento aconteceu na sede do Batalhão, no bairro da Ronda, e contou com a presença de forças de segurança, civis e militares do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de professores e alunos do Colégio Vila Militar (Cescage).

Durante a solenidade, reconhecendo os serviços prestados à comunidade, 20 integrantes da corporação foram condecorados com as 'Medalhas Policial – Militar' de bronze e de prata, concedidas aos militares que completaram, respectivamente, 10 e 20 anos de serviço.

"O 1º BPM esclarece que, na passagem de mais um dia 17 de maio, data de nascimento do coronel Sarmento, tem-se por dever cívico enaltecer seus feitos históricos e seu elevado patriotismo, características que o tornaram patrono da PM no Estado", disse a Polícia Militar em nota.

Solenidade realizada no 1° BPM homenageou o patrono da Polícia Militar no Paraná. (Foto: José Aldinan)

 

História

O coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento nasceu no estado do Ceará, no dia 17 de maio de 1882, vindo para o Paraná em 1903. Ingressou na Polícia Militar, à época Regimento de Segurança, no dia 29 de julho de 1907, então com 25 anos de idade. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias no estado. Durante esse tempo, recebeu muitas condecorações, dentre elas a 'Medalha de Serviços Militares'.

Sarmento lutou na Guerra do Contestado e, durante a Batalha do Irani, em 22 de outubro de 1912, enfrentou os sertanejos do monge José Maria, na tentativa de salvar seu comandante, coronel João Gualberto, e acabou ferido gravemente no olho direito, mas sobreviveu à batalha. O coronel faleceu no dia 21 de abril de 1934.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.