em

SOS Alegria participa de 5º Encontro Nacional de Palhaços

A Organização Não Governamental (Ong) Doutores Palhaços – SOS Alegria participou, no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, entre os dias 15 e 18 de novembro, do 5º Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital. A programação é destinada à artistas profissionais ou voluntários que trabalham com a linguagem do palhaço há pelo menos um ano em hospitais de todo o país.

Micheli Vaz, coordenadora artística dos Doutores Palhaços, explica que o evento, acontece a cada dois anos, sendo uma das iniciativas do programa Palhaços em Rede, criado em 2007 pela Associação Doutores da Alegria. “Além das mesas de discussões, a programação traz apresentações sobre os conceitos de Rede, sobre os impactos que as mudanças do coletivo causam no indivíduo, além de uma atividade lúdica”, disse Micheli, que faz parte do Grupo de Trabalho (GT) de Formação do Palhaços em Rede.

Thais Ferrara, que responde pela Diretoria da Escola dos Doutores da Alegria, comenta que já trabalham há muito tempo em consonância com a equipe da Ong ponta-grossense. De acordo com ela o encontro tem como objetivo juntar grupos que desenvolvem um trabalho sério e sólido, levando a alegria dos palhaços para hospitais de diferentes regiões de Brasil. “Este evento é uma alegria e mais um passo para que a rede (Palhaços em Rede) funcione com responsabilidade, de forma estruturada e inclusiva”, explica a diretora.

De acordo com o coordenador geral da Ong ponta-grossense, Bruno Madalozo, o Palhaços em Rede é um sistema de relacionamento e cooperação entre diferentes grupos que utilizam a figura do palhaço para atuar sistematicamente com pacientes. “O programa tem foco na qualidade da intervenção que é oferecida nos hospitais. Por meio de diálogos e encontros, reforça a identidade e a vocação de cada grupo, propondo reflexões e práticas dentro da linguagem do palhaço”, explica Madalozo, que é membro do GT de Governança, do Palhaços em Rede.

Madalozo explica que este encontro tem um motivo muito especial, pois o Palhaços em Rede deixa de ser exclusivo dos Doutores da Alegria e passa a ser coordenado em GTs por palhaços de programas de diversos municípios brasileiros, juntamente com os Doutores da Alegria, idealizadores da iniciativa. “A importância desta mudança é que agora os Palhaços em Rede são dos grupos de palhaços de hospital do Brasil. É uma honra para a iniciativa ponta-grossense fazer parte desta história que reverbera a forma de humanizar o ambiente hospitalar em todo o país”, finaliza o coordenador, que relata atuar, juntamente com os demais grupos, na organização deste evento desde junho deste ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.