em

“Sou um entusiasta da nossa região”, destaca Juca Sloboda

Durante a reunião entre os prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), nesta sexta-feira (24), foi eleita, por aclamação, a nova diretoria que vai liderar as ações da entidade neste ano. Na presidência ficará o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, o Juca (DEM); o prefeito de Carambeí, Osmar Blum (PSD), será vice-presidente; a prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach (Cidadania), será tesoureira; e o prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki (PSC), o secretário. Juca retoma a liderança da AMCG depois de ter sido presidente em outros dois mandatos: em 2017 e 2018. Em 2019, a presidência foi coordenada pelo prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Marcio Matos.
Em entrevista ao Diário dos Campos, Juca, que está no segundo mandato consecutivo como prefeito de Jaguariaíva e, portanto, não concorre nas eleições municipais deste ano, frisa que o objetivo à frente da AMCG será fortalecer ainda mais a região. A solenidade de posse da nova diretoria está marcada para o dia 7 de fevereiro, às 10 horas, em Jaguariaíva. Confira trechos da entrevista.

Prioridades 
"Quero manter a união entre os municípios dos Campos Gerais, defendendo o interesse da região toda, como um bloco. A gente sempre trabalhou neste sentido com os municípios e tem dado bons resultados. Para 2020 o objetivo é consolidar o Consórcio Intermunicipal de Saúde – cujo presidente é o prefeito Edir, de Palmeira – além de pleitear a clínica de especialidades. Pelo Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dos Campos Gerais (CimSamu) – presidida pelo prefeito Marcelo, de Ponta Grossa, a meta é colocar para funcionar o Samu Regional para atender à população. Queremos aproveitar este momento em que o governo estadual está de portas abertas para discutir a saúde, para promover melhorias, regionalizando o atendimento. 

Discussões nacionais que terão impacto nos municípios 
"Para este ano temos questões muito importantes, como a reforma da Previdência. Os municípios que contam com instituto próprio de Previdência terão que propor aumento da alíquota, se adequando à legislação aprovada em nível federal. O Estado do Paraná também já aprovou mudanças e agora os municípios terão que fazer esta discussão. Jaguariaíva, por exemplo, que conta com instituto próprio de Previdência dos servidores municipais terá que encaminhar esta discussão, que é uma questão delicada, já que envolve aumento da contribuição e adequações na idade mínima para aposentadoria. 
Também estaremos junto com a CNM [Confederação Nacional dos Municípios] na briga pela elevação das receitas, aprovação do Pacto Federativo. Temos conseguido importantes vitórias como a partilha dos recursos do pré-sal e elevação do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], mas há ainda muito a que se avançar". 

Avaliação dos trabalhos à frente da AMCG
"Eu vejo que nos dois primeiros mandatos que estive à frente da AMCG conseguimos avanços grandes, principalmente em relação à união em defesa dos Campos Gerais. Sempre priorizei o trabalho de forma a levar reuniões e eventos da AMCG em todos os municípios filiados. Sou entusiasta da nossa região e defendo os Campos Gerais como um todo. 
O fato de eu não concorrer à Prefeitura – já que sou prefeito há dois mandatos consecutivos – vai ajudar bastante nas ações da AMCG. Isso porque entre os 19 prefeitos que integram a associação, 14 têm condições de disputar a reeleição; e são cinco reeleitos: eu, a prefeita Lourdes Banach (Ortigueira), o Osmar Blum (Carambeí), Edir Havrechaki (Palmeira) e Marcelo Rangel (Ponta Grossa). Por isso, montamos uma chapa para a diretoria da AMCG com prefeitos que não disputarão a eleição municipal neste ano, pois assim não precisaremos nos afastar da função em abril, conforme determina a legislação eleitoral". 

Representatividade
"Além disso, até eu assumir, a AMCG nunca teve como presidente um prefeito de Jaguariaíva, então isso serviu para a cidade se tornar referência na região. Assim, além de valorizar a região e buscar benefícios para todos, Jaguariaíva também teve um avanço especial. Só tenho a agradecer a confiança dos prefeitos da região que me escolheram novamente para ser o presidente. Estamos todos juntos no mesmo intuito de melhorar a vida da população e batalhar muitos pelos Campos Gerais". 

Eleição, por aclamação, aconteceu em reunião dos prefeitos nesta sexta-feira (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.