em

Súbita Companhia de Teatro leva o projeto Habitat para Ponta Grossa

Depois da passagem pelo Festival Internacional de Londrina, a Súbita Companhia de Teatro segue sua viagem pelo interior do Paraná com a apresentação dos seis solos do projeto Habitat em Ponta Grossa. As apresentações, com entrada franca, serão no teatro Ópera, nos dias 17, 18 e 19 de setembro.  A programação faz parte da agenda de comemoração dos 12 anos da Súbita e terá dois solos por noite.

"É uma pequena maratona assistir a todos os espetáculos, mas é importante porque eles se complementam", explica a diretora da companhia, Maíra Lour. "Fomos muito bem recebidos em Londrina e notamos uma participação efetiva e significativa do público. Nossa intenção é ampliar públicos e diálogos, trazer pessoas diferentes para perto e ter outros feedbacks", completa a produtora Michele Menezes.

No dia 19, entre 9 e 13 horas, também será ministrada, na PROEX, a oficina "E se eu fizesse um solo", voltada a artistas do teatro e da dança, diretores, dramaturgos, pesquisadores e estudantes. Ministrada por todos os integrantes da Companhia, a oficina propõe uma experiência prática de compartilhamento, com a intenção de identificar questões importantes sobre o fazer teatro hoje.  A partir de procedimentos usados na criação dos solos do Projeto Habitat, a companhia fará propostas coletivas para provocar a criação solo e trazer à cena pontos de reflexão. 

O Projeto Habitat foi escolhido para circular porque representa bem o momento vivido pela companhia. "É gratificante ter a chance de mostrar a versatilidade dos atores, a diversidade temática e as propostas estéticas e cênicas que estamos trabalhando", pontua a diretora.

As apresentações fazem parte de uma extensa programação de aniversário da Companhia, que contempla ações de pesquisa, formação, intercâmbio, difusão, circulação, publicação, produção, democratização e acessibilidade. Em outubro, a Súbita promove também o "Corpos Poéticos – Encontro Internacional de Investigações Cênicas", com oficinas, masterclasses, falas públicas, lançamento de livro e mesas de conversa, com a participação de artistas do Brasil, dos EUA e da Argentina. 

A programação de aniversário foi viabilizada por edital do Profice e tem apoio da Copel.

A Súbita foi criada em 2007 com a intenção de fazer arte de um ponto de vista colaborativo, contemporâneo e autoral.  Os artistas da Companhia compartilham interesses pela pesquisa teatral e pelo treinamento físico como fonte de inspiração, manutenção e aprofundamento da criação artística. A criação horizontal e colaborativa, acreditam eles, revela interesses particulares e gera novas propostas de movimento para o coletivo.

A Súbita e seus integrantes estão comprometidos em manter o diálogo com diferentes expressões artísticas e estabelecer conexões com artistas, coletivos e companhias nacionais e internacionais. O grupo valoriza profundamente a abertura, a permeabilidade e o compartilhamento, pois entende estas práticas como modos potentes de criar relações, produzir arte e estar/ser no mundo.

Nestes 12 anos foram realizados 14 espetáculos, 04 cenas curtas, 02 curta metragens, mostras, encontros de investigação artística, residências e workshops. A Súbita é: Alexandre Zampier (Conde Baltazar), Cleydson Nascimento, Helena de Jorge Portela, Janaína Matter, Maíra Lour, Michele Menezes, Pablito Kucarz e Victor Schuhli.

Serviço

Programação Súbita 12 anos em Ponta Grossa

Oficina: "E se eu fizesse um solo"

Data: 19 de setembro de 2019

Horário: das 9 às 13 horas

Capacidade: 20 vagas

Local: PROEX (Rua Sant'Ana, 1019 – Centro – em frente à Catedral)

Inscrições e informações: [email protected]

Habitat– Esutodos do Corpo Como Casa 

Onde: Auditório 2 do Teatro Ópera (R. XV de Novembro, 468 – Centro, Ponta Grossa)

Telefone: (42) 3901-1610

Quanto: gratuito

Dia 17 de setembro, às 20h:

Mulher, Como Você se Chama?/ Janaina Matter e Pirataria/ Victor Hugo

Classificação: 18 anos.

Dia 18 de setembro, às 20h

Foi Assim Que o Oceano Invadiu a Minha Casa/ Helena de Jorge Portela e O Arquipélago/ Pablito Kucarz

Classificação 16 anos.

Dia 19 de setembro, às 20h:

Uma História Só/ Conde Baltazar

Classificação: 16 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.