Saúde

Sucos ajudam a hidratar o corpo durante o verão

Opção é ideal para quem não tem costume de beber água
(Foto: Pixabay)

É comum ouvir especialistas dizerem que é importante ingerir dois a três litros de água por dia. Parece muito? Começando devagar, e bebendo aos poucos, isso é possível. Na verdade, com a chegada do verão, isso é necessário. Não adianta se preocupar com o bronzeado e apresentar um corpo bonito, se ele não estiver devidamente hidratado.

Mas, tem muita gente que simplesmente não gosta de água. Para essas pessoas, a dica é substituir a água pelas frutas. Algumas delas são bastante ricas em água. A melancia é muito requisitada nesta época, além de favorecer reuniões de amigos e familiares, em função do tamanho do fruto. Algo parecido com o que o ocorre com o abacaxi.

A banana, que é uma fruta bastante comum no Brasil, fácil de achar nos supermercados, tem cerca de 90% de sua composição de água. Por ser bastante cultivada na região litorânea do Paraná, também é alternativa prática para quem visita cidades como Morretes e Antonina durante as férias.

Se a ideia de devorar uma fruta não atrai, que tal juntar várias e dedicar uma tarde a misturar sabores? Coloque o liquidificador para trabalhar, use um pouco de água gelada e faça sucos. Invista na criatividade, congelando pedaços de frutas em cubos de gelo ao servir o suco para os amigos. Confira abaixo algumas dicas para começar essa prática sem errar.

 

Sugestões de misturas

MORANGO, MELANCIA E LIMÃO

200 gramas de morango in natura, 300 ml de melancia, 2 colheres de sopa de açúcar. Bater no liquidificador e peneirar. Adicionar o suco de 1 limão pequeno e mexer.

ABACAXI, LARANJA E GENGIBRE

100 gramas de abacaxi in natura, 400 ml de suco de laranja, 10 gramas de gengibre, 2 colheres de sopa de açúcar. Bater no liquidificador.

AÇAÍ, MORANGO, BANANA E LARANJA

1 polpa de 100 gramas de açaí, 100 gramas de morango in natura, 1 banana grande, 300 ml de suco de laranja. Bater tudo no liquidificador.

ABACAXI, ACEROLA E LARANJA

100 gramas de abacaxi in natura, 1 polpa de 100 gramas de acerola, 300 ml de suco de laranja. Bater no liquidificador e peneirar antes de servir.

*Em todos os casos, prefira beber sem açúcar, ou com o mínimo possível.