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Summit Sebrae convida empreendedores a “sonhar grande” e usar tecnologias para crescer

Mudar o mindset, sonhar grande e, claro, acompanhar e aplicar as transformações digitais. Estes foram os principais recados deixados pelos palestrantes no primeiro dia do Summit Sebrae, realizado na tarde desta segunda-feira (19), na ExpoUnimed, em Curitiba. Um dos destaques do dia foi o case do Ebanx, trazido pelo sócio e diretor de marketing da empresa, André Boaventura. O negócio, que nasceu como startup, na capital paranaense, ganhou o mundo ao oferecer pagamentos locais em sites internacionais, como o Alibaba.

Boaventura levou aos participantes oito dicas baseadas em crenças que o Ebanx considera essenciais para um negócio crescer, de forma exponencial. Os principais valores, na opinião dele, são sonhar grande e ter a perspectiva de construir um negócio que vai crescer cem vezes. "Não pare de acreditar que é possível sonhar maior", orienta. Outro valor que ele considera fundamental é a orientação para resultados, ou seja, ser capaz de medir se a empresa está progredindo ou não dentro da visão estabelecida.

Um recado importante levado aos empreendedores é não ter medo de ousar e sempre procurar saber o que os clientes precisam. Ele diz que, hoje, existem muitas startups no mercado que aguardam investidores para fazer o negócio acontecer e cita o exemplo do Ebanx, que nasceu querendo vender e conquistou os primeiros clientes antes mesmo de ter a plataforma de pagamentos pronta. Hoje, a empresa global, de 450 colaboradores, conecta 40 milhões de pessoas a mais de 500 sites internacionais através de métodos de pagamento. A expectativa é processar cerca de R$ 6 bilhões de reais em 2018.

"Pensamento exponencial, uma visão humana" foi o tema da palestra do embaixador da Singularity University, em São Paulo, Conrado Schlochauer. Segundo ele, ser digital é mais do que ser tecnológico ou online. "É um jeito de pensar e usar novas tecnologias para resolver problemas de maneira diferente", descreve. Schlochauer defende que, para acompanhar as transformações digitais é preciso cultivar um olhar curioso e estar aberto ao aprendizado constante. "Como empresa devemos olhar como e para onde vamos crescer", recomenda. E a "receita" é uma combinação de conteúdo, experiência de mercado e pessoas certas no negócio.

O vice-presidente do Gartner Research, Luis Mangi, apresentou aos empreendedores como é possível obter sucesso por meio de plataformas de negócios. Segundo ele, todos os setores estão impactados pela revolução digital. "A transformação digital não é algo que pode ser aplicado apenas por grandes corporações", enfatiza. O primeiro passo para começar essa transformação é a empresa se perguntar qual é a sua ambição digital. Ela pode estar focada na otimização do negócio atual ou na exploração de novos modelos de negócios. Definida a ambição, o próximo passo é analisar quais tecnologias podem auxiliar no processo de transformação e, em seguida, conectar-se a outros ecossistemas.

Outro case apresentado no primeiro dia do Summit Sebrae foi do e-commerce paranaense Madeira Madeira. Robson Privado, VP de vendas e marketing, lembra que a empresa começou a vender piso de madeira pela internet no sistema drop shipping, ou seja, sem manter um estoque, com apenas quatro funcionários, e hoje é líder online no segmento de produtos para casa no Brasil. Não possui loja física e já conta com 450 colaboradores. Desde que foi criada, a empresa não parou de inovar e se transformar. Privado destaca que a Madeira Madeira lançou, neste ano, um marketplace, uma plataforma B2B, chamada Rede Home, para atender os lojistas, e em breve colocará no mercado a MMLog, com serviços de logística. "A Madeira Madeira está se tornando multiplataforma, se reinventou usando a tecnologia e observando os grandes players do mercado", conta.

A diretora técnica do Sebrae Nacional, Heloísa Menezes, encerrou a programação de palestras do primeiro dia com a apresentação do processo de transformação digital implantado pela entidade em todo o Brasil. "O Sebrae está se recolocando no mercado como uma empresa multiplataforma, mudando processos, oferecendo novas formas de atendimento ao empreendedor, construindo uma nova cultura, capacitando e reabilitando pessoas", descreve.

Balanço positivo

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, acredita que o primeiro dia do evento atendeu a meta de promover networking e projetar pequenos negócios em fase de crescimento. Nesta segunda-feira, 1.117 pessoas participaram do Summit Sebrae.

"A nossa missão é atender empreendedores de micro e pequenas empresas, prepará-los e auxiliar no seu crescimento. O Summit tem essa característica de promover conhecimento, relacionamento e negócios, favorecendo um ambiente de integração entre clientes de programas do Sebrae/PR e o mercado", completa.

Neste dia 20, a programação recomeça às 8 horas, com um welcome coffee, seguido das palestras de Tonico Novaes (Campus Party), Mariana Vasconcelos (AGROSMART), Luis Donaduzzi (Prati-Donaduzzi) e Ater Cristófoli (Cristófoli Equipamentos de Biossegurança). Às 10h30 haverá uma rodada de negócios no Espaço Feira. Após uma parada para o almoço, das 13h30 às 15 horas, as palestras recomeçam com Carla Sarni (Sorridents) e Cristiana Arcangeli (Beauty'in e Shark Tank Brasil). O enceramento ocorre às 16 horas.

Informações sobre a programação estão disponíveis no site oficial www.summitsebrae.com.br.

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