em

Teatro lambe-lambe segue com apresentações em PG

Continua a circular por Ponta Grossa a peça de teatro “Vizinhança”, uma história de amor ao próximo e solidariedade entre um menino rico que ajuda um morador de rua que passa frio em frente à sua casa. Nessa quarta-feira (24) foi a vez do CMEI Diva Alves, em Oficinas, receber a obra.

Apresentada pelo produtor cultural Luciano Haroldo Bragatto, a técnica conhecida como teatro lambe-lambe (em alusão aos antigos fotógrafos de praça) é uma vertente do teatro de animação. As apresentações normalmente são curtas (no caso de Vizinhança a duração é de três minutos) e feitas a um espectador de cada vez. A história é contada com a utilização de recursos de som e iluminação aliadas a manipulação de bonecos em uma caixa preta. Vizinhança é a primeira do gênero a ser feita em Ponta Grossa.

Espetáculo selecionado no Concurso de Circo, Teatro e Dança da Fundação Cultural, a peça levou mais de três meses para ficar pronta, desde o palco até a iluminação, som e bonecos. Segundo o autor, o objetivo é levar a cultura para a população que não tem muito contato com esse tipo de arte. “Tenho buscado regiões em que as pessoas não têm tantas condições de ir ao teatro, por questão de ingresso, distância e tudo mais. Por isso tenho ido mais à periferia e regiões carentes”, explica Luciano. Além da peça o autor também realiza, após as apresentações, uma oficina de teatro de animação para as crianças.

Além do projeto para escolas e instituições de ensino o espetáculo também foi selecionado para o Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa (Fenata) e será apresentado no dia 9 de novembro, às 11 horas, no Calçadão da Rua Coronel Cláudio.

Uma arte jovem

O teatro de lambe-lambe (ou teatro de miniatura) foi criado pelas bonequeiras nordestinas Denise de Santos e Ismine Lima, em 1988, e é considerado uma modalidade de teatro de bonecos.  Desde a década de 1980, artistas do país inteiro vêm realizando trabalhos no sentido de revelar suas interfaces enquanto arte de fundo tradicional e popular, bem como sua expressividade contemporânea.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.