em

Teatro lúdico ensina sobre saúde bucal e integral das crianças

A carismática dentista Dra. Tulipa será a anfitriã, nesta terça-feira, dia 26 de março, de uma vivência sobre saúde infantil. “Uma experiência divertida em saúde” acontecerá a partir das 18h30, na Vila Coruja Festas, e terá teatro de fantoches, contação de histórias, música, além das mais diversas atividades e dinâmicas para os pequenos e seus responsáveis. Todo valor arrecadado com as inscrições será revertido em benefício de uma entidade assistencial.

“A Dra. Tulipa nasceu com o objetivo de ampliar o acesso às informações odontológicas tanto para o público infantil como para o adulto. E o evento que estamos promovendo é justamente nessa linha. Teremos dentistas e endocrinologistas pediátricas para conversar com os participantes, esclarecer dúvidas e repassar o maior número de informações possível”, destaca a odontopediatra Cinthia Maria Baggio de Luca da Cunha, doutoranda em Odontologia e criadora da personagem Dra. Tulipa.

 

Histórias

A programação contará com um teatro da ‘Dra. Tulipa e Sua Turma’ onde, no decorrer das histórias, o público recebe diversas orientações sobre saúde bucal e situações a ela relacionadas. Na sequência, crianças e adultos participarão de atividades interativas como identificação dos alimentos "amigos" e “inimigos” dos dentes, um game onde os participantes terão que indicar a quantidade de açúcar presente em alimentos e em bebidas e ainda experimentar alimentos sem vê-los para nomeá-los somente a partir do sabor. Haverá ainda demonstração dos instrumentais odontológicos.

Para completar, o evento conta com os parceiros Mamãe Ursa e Snack Saudável, que atuam com alimentação nutritiva e farão degustação dos seus produtos, bem como a distribuição de brindes pela Malvatrikids. “Planejamos tudo com muito carinho e cuidado, por isso, a Vila Coruja Festas foi o primeiro local de escolha, pois, com sua excelente estrutura privilegiará o conceito do evento", ressalta a odontopediatra.

 

Inscrições

Para participar, basta se inscrever pelo link www.vilacoruja.com.br/dra-tulipa ou na Vila Coruja Festas (Rua Dr. Lauro Cunha Fortes, 400, Uvaranas). O custo das inscrições é de R$ 30 para uma criança + um adulto responsável. Mas é preciso se apressar, porque as inscrições são limitadas.

 

Projeto Dra. Tulipa e sua turma

O projeto é uma iniciativa da odontopediatra Cinthia Maria Baggio de Luca da Cunha e surgiu em 2018, onde a personagem-dentista (Dra. tulipa) ganhou visibilidade. Com isso, foi formado um projeto de extensão pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde alunos de Odontologia participam de estratégias de promoção à saúde bucal em escolas municipais da cidade. A ideia cresceu e, em setembro, resultou no lançamento de dois livros infantis, ao mesmo tempo que a personagem ganhou vida através de um boneco em tamanho real.

A janelinha de Guto’ aborda o período da perda dos dentes de leite, época que, segundo Cinthia, muitas crianças se sentem envergonhadas e desconfortáveis com essa mudança. Na obra, Dra. Tulipa é decisiva para encorajar os pequenos a enfrentarem e entenderem esse momento como uma fase natural da vida.

Já o ‘O reino encantado das chupetas’ retrata o dilema de Cice, uma garotinha que está chegando aos três anos de idade e precisa largar a chupeta. A participação de Dra. Tulipa é fundamental para encorajar a pequena com dicas e sugestões de como superar esse momento sem traumas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.