em

“Tecnologia deve acompanhar equação de retorno’, diz Fernando Martins

“Para que a tecnologia seja disseminada no agronegócio ela deve vir acompanhada de uma equação clara que disponha qual é o seu retorno”. Esse é o pensamento defendido por Fernando Martins, engenheiro elétrico PhD e especialista em transformação que participará do ciclo de palestras CBN Agro nesta terça-feira (13) em Castro.

Para ele, a falta de conhecimento dos benefícios da digitalização do campo é um dos principais entraves desse desenvolvimento. “Todo mundo sabe o que significam tecnologias como o Uber, por exemplo, mas e as ligadas ao agronegócio? Hoje há opções disponíveis para todas as etapas do ciclo produtivo, desde o sistema financeiro, como obtenção de crédito e seguros, até o plantio, colheita e comercialização”, afirma Martins.

O engenheiro possui mais de 30 anos de experiência e já atuou em empresas de alta tecnologia, além de ser consultor e conselheiro no ramo. “Essa palestra é voltada tanto ao produtor quanto aos outros participantes dessa cadeia. Enquanto os atores envolvidos no agronegócio devem saber explicar o valor do seu produto, o produtor deve saber por onde começar: pela organização”, avalia Fernando Martins.

“São três pontos básicos que devem ser compreendidos: as forças econômicas que causam as transformações digitais, as tecnologias que estão comentando essas mudanças e o papel que o Brasil pode ter em liderar o mundo nessa revolução”, ressalta o palestrante, que possui mais de 40 publicações, incluindo 27 patentes.

Para ele, a digitalização do campo é um movimento sem volta. “Hoje é inevtitável o uso da robótica, da inteligência artificial e dos sistemas de informações, por exemplo, porque tudo isso traz vantagens para o produtor. Aquele que não usa vai, uma hora ou outra, ter uma perda econômica, e a longo prazo pode sofrer até com uma eventual saída do negócio; por isso estar preparado é necessário”, categoriza o especialista.

CBN Agro

A palestra “Tecnologia e desenvolvimento no agronegócio” ministrada por Fernando Martins em Castro é a segunda rodada do CBN Agro realizada neste ano na região dos Campos Gerais. A primeira foi realizada em abril e contou com a presença do engenheiro agrônomo Xico Graziano; no total, o CBN Agro é promovido em oito cidades do Paraná e na capital do Mato Grosso do Sul.

O evento é uma promovido pela Rádio CBN e pelo Jornal Diário dos Campos, e conta com o apoio da Calpar, Tuicial e Agroleite e o patrocínio da Unibrad, Sistema Faep, Spraytec e Man Ônibus e Caminhões Volkswagen.

O encontro de hoje (13) está programado para às 14 horas no Pavilhão da Inovação do Parque de Exposições Dario Macedo, local que está recebendo o Agroleite. Os convites são gratuitos e podem ser retirados no Diário dos Campos (Rua Prudente de Morais, 10) ou na rádio CBN (R. XV de Novembro, 591). Mais informações estão disponíveis em https://cbnagro.com.br/.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.