em

“Temos muito trabalho pela frente”, afirma Barbiero 

Há quase dois meses à frente da Secretaria Estadual de Esporte e Turismo, João Barbiero, destaca as ações já realizadas e as prioridades da pasta. 
Em entrevista ao Diário dos Campos, Barbiero, que foi escolhido pela governadora Cida Boghetti para coordenador as ações em ambos os setores, ressalta que entre as prioridades da sua gestão está a integração do turismo no Estado e projetos que promovam o esporte desde crianças até idosos. 
Segundo ele, uma das conquistas foi conseguir manter, na Secretaria, orçamento de cerca de R$ 34 milhões que seria transferido para outras pastas. Outro objetivo do governo é promover a concessão de parques, como o Parque Estadual de Vila Velha. Confira trechos da entrevista. 

Trabalho à frente da Secretaria 
"A Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná tem estrutura muito grande e que já vinha com várias ações sendo implementadas. Porém, ao assumir a pasta, tentamos dar dois direcionamentos: agilizar o que já estava encaminhado e prospectar alguns projetos que possam, com o decorrer dos anos, ser desenvolvidos independente de quem estiver no governo. São projetos em prol do Paraná, tanto na área do Esporte quanto do Turismo. 
No entanto, a Secretaria estava prestes a sofrer uma perda orçamentária grande, com cerca de R$ 34 milhões que estavam saindo do domínio da Secretaria para outras ações do governo. Então, defendemos junto à governadora a importância dos projetos que gostaríamos de desenvolver e houve entendimento de que o orçamento deveria permanecer na Secretaria. Com isso conseguimos desenvolver projetos como a construção das arenas, entrega de kits de materiais esportivos para escolas e municípios que ajudam no desenvolvimento do trabalho dos profissionais da área". 

Novidades no esporte
"Entre os projetos novos está o 'Esporte para toda a vida', que será lançado oficialmente na próxima semana, no Palácio Iguaçu. Vamos implantar a ação em 250 municípios do Estado, apresentando contraturno para crianças e atividades para os idosos. É um projeto oriundo da minha vontade em consonância com o perfil da governadora. O Estado vai bancar os profissionais oferecendo também a parte estrutural para execução do projeto". 

Desafios no turismo
"Promover a integração do turismo e aumentar investimentos estão entre os principais desafios do setor. O turismo se comunica pouco no Estado do Paraná e, assim, não podemos exigir que outros estados configurem esta integração se nós, internamente, não temos esta vontade de vender o turismo. 
No que diz respeito aos investimentos temos o lançamento do Prodetur e a decisão da governadora Cida em implementar um grupo de estudo, que eu presido, para criar o Fundo de Turismo no Estado, para que a gente possa melhorar as condições de investimentos, seja para a iniciativa privada ou para o poder público ter acesso a recursos, possibilitando aumentar o fluxo de trabalho. Assim como o governo federal, que propõe a transformação da Embratur em agência, também pensamos em mudar a Paraná Turismo para agência, o que facilitaria a busca de convênios e recursos para a iniciativa privada, além de ampliar as ações do poder público". 

Ações no setor
"O governo está pensando em se dedicar principalmente na infraestrutura de rodovias, ferrovias e aeroportos, para termos mais condições de estimular o setor. Também estamos discutindo com o Rio Grande do Sul a retomada de ações junto com o Ministério do Turismo e os governos de cada Estado para intensificar a entrada de turistas estrangeiros na região sul. No Paraná isso se daria através de Foz do Iguaçu e nos dedicaríamos para que viessem para o centro do Paraná, não só para Curitiba mas para a região serrana e Campos Gerais. 
Também estamos, junto com uma empresa, a possibilidade de colocar um pacote com roteiros da região à venda para o mundo. Enfim, temos muita discussões e trabalho pela frente, mas também muito entusiasmo". 

Vila Velha 
"Abrimos num primeiro momento a discussão sobre concessão dos parques, a exemplo do que acontece em Foz do Iguaçu. Começamos o processo, que está avançado para a concessão do Parque Estadual de Vila Velha, Cânion Guartelá, e também do Parque do Monge, na Lapa. Agora contamos com o apoio da Assembleia Legislativa para aprovar lei que autoriza a medida. Este é um avanço histórico e uma demanda que o trade tanto lutava. Estamos trabalhando com temas que podem ser polêmicos, mas o importante é o destaque e a resposta na geração de emprego e oportunidade.  
Além disso, juntamente com IAP e Secretaria de Meio Ambiente vamos promover, nos próximos dias, licitação para o restauro da antiga Ermida Nossa Senhora de Vila Velha". 

Demandas locais do esporte
"Atendendo à solicitação do prefeito Marcelo Rangel, o governo do Estado continuará apoiando o Caramuru Vôlei. Conseguimos a continuidade do patrocínio da Copel Telecom, uma vitória muito grande e que estava entre as ações prioritárias. 
Também estou trabalhando em demandas do Operário Ferroviário [Esporte Clube], no que diz respeito ao repasse para a base do time, contribuindo para a formação de atletas e também na questão da área do estádio Germano Krüger, que vamos tentar, junto ao patrimônio da União, que seja destinado ao Germano". 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.