em

“Tenho muito a contribuir com Castro e toda a região”, afirma Aline Sleutjes

Com quase duas décadas na política, tendo ocupado por duas vezes mandato de vereadora em Castro, concorrido à vice-prefeita, deputada estadual e prefeita, nas eleições de 2018 Aline Sleutjes (PSL) elegeu-se deputada federal, tornando-se a primeira representante de Castro e a primeira mulher da região a eleger-se ao cargo.  

A deputada afirma, em entrevista ao Diário dos Campos, que além de defender as demandas e interesses da região no Congresso, também é porta-voz do presidente nos Campos Gerais, onde atua para o fortalecimento do partido já pensando nas eleições municipais. Aline, no entanto, destaca que não planeja concorrer à Prefeitura castrense nas próximas eleições.

Ao DC, ela explica que o trabalho nos dias que antecedem sua posse é de organização do gabinete e de reuniões com a bancada, e reafirma que a agricultura, educação, assim como a infraestrutura estão entre as bandeiras que defenderá. Acompanhe trechos da entrevista.

Preparativos para a posse

"Tenho participado de reuniões frequentes e batalhado para tentar compor as comissões de Agricultura e Educação. Tenho ficado bastante em Brasília, dialogando com outros deputados, equipes ministeriais. Este é o momento de montar o gabinete, escolher a equipe, porque toda esta articulação vai influenciar o meu trabalho daqui para frente. A partir do dia 1º de fevereiro os prefeitos podem organizar suas pautas e apresentá-las a mim  no escritório regional em Castro, ou mesmo em Brasília. Também retomarei as visitas à região".

Castro tem, pela primeira vez, uma deputada federal

"Acredito que tenho muito a contribuir com Castro e toda a região, porque sendo da base do governo tenho bom acesso aos ministérios. Eu ainda não levei muitas pautas a Brasília porque além de não ter tomado posse como deputada os ministros assumiram agora e ainda estão na fase de montagem de suas equipes, já que houve uma mudança administrativa muito grande. Mas já participei de muitas reuniões, principalmente em áreas que interessam mais, como infraestrutura, educação e agricultura, já consegui construir um espaço, uma identidade, já construí diálogo com o governador, me reuni com o deputado federal e secretário de estadual Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. E, a partir de fevereiro a população do Paraná,  especialmente dos Campos Gerais, poderá esperar muita dedicação e trabalho; quero estar cada dia mais qualificada e apta a representar o nosso estado. Já estou fazendo o meu melhor para contribuir com a região".

Sandro Alex na Secretaria de Infraestrutura e Logística

"Vejo com bons olhos o fato do deputado federal Sandro Alex assumir uma secretaria estadual. Não acho que perdemos um deputado, mas que ganhamos um secretário que vai administrar a secretaria que detém o terceiro maior orçamento do Estado do Paraná e a possibilidade de termos uma caneta efetiva para viabilizar bons projetos para a nossa região. Para mim, é claro, aumenta a responsabilidade porque muitos vereadores e prefeitos que teriam portas abertas diretamente com o Sandro poderão vir até mim com suas demandas. O Sandro deixou muito claro que não vai abandonar suas bases e que frequentemente estará em Brasília levando as demandas, se reunindo com os ministros. Também coloquei à disposição meu gabinete para fazer este trabalho bem colaborativo para atender da melhor forma possível a nossa região".

Apoio do PSL a Rodrigo Maia para presidência da Câmara

"Nos reunimos na quinta [3], das 10 horas até o início da tarde com cerca de 25 deputados federais e senadores do partido para discutir o assunto e após a reunião o apoio oficial à candidatura de Rodrigo Maia para a reeleição à presidência da Câmara foi anunciado. O viés principal desta aliança não foi fruto de negociação, mas de decisão em relação à governabilidade, pois precisávamos dar condições do governo colocar suas pautas em votação e uma forma real disso acontecer era com este apoio. E, com isso, também conseguimos representatividade do partido na Mesa Executiva, na segunda vice-presidência, e nas duas comissões mais importantes da Casa: as comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização e Controle, se Maia for reeleito. Além disso, caso seja reeleito, Maia nos garantiu que o PSL terá um espaço mais amplo na Casa – visto que somos em muitos deputados – para que as lideranças possam discutir as pautas. Já definimos que será formado um Conselho do PSL referente a cada setor para que as pautas sejam discutidas primeiro dentro da bancada e depois externamente.

Participação na cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro

"Foi a realização de um sonho. Foi emocionante ver as pessoas gritando 'mito' na passagem de Bolsonaro, chorando com o discurso sensível e diplomático da primeira-dama Michelle Bolsonaro. Fiz várias lives nas redes sociais para que as pessoas pudessem realmente sentir um pouco do clima que permeava aquele momento". 

Fortalecimento do PSL na região e eleições municipais

"Não vou ser candidata a prefeita de Castro nas próximas eleições, mas estou fazendo um trabalho de fortalecimento do PSL nos Campos Gerais pensando nas eleições municipais, organizando provisórias em todas as cidades. Não vou disputar a prefeitura de Castro, mas reitero que estamos articulando um forte grupo para participar ativamente das eleições para vereador e, possivelmente, da majoritária".

Mesmo antes de tomar posse, Aline tem participado de uma extensa agenda de trabalho em Brasília (Reprodução/Arquivo Pessoal)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.