em

Tibagi decreta situação de emergência em saúde pública

Na tarde desta terça-feira (17) Tibagi decretou situação de emergência em Saúde Pública em razão da pandemia ocasionada pelo Coronavírus, Covid-19. O prefeito Rildo Leonardi e a vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, se reuniram com secretários e gerentes municipais para definirem as medidas preventivas. As decisões são regulamentadas pelo decreto n°708/2020. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também elaborou uma nota técnica com as principais ações adotadas, por tempo indeterminado.

Estão previstas na nota a liberação de servidores, que fazem parte dos grupos de riscos e estagiários, para desempenharem suas funções em casa. A suspensão, por tempo indeterminado, também ocorrerá nos serviços de caráter eletivo, como fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia. Agentes de saúde farão as visitas sem adentrar as residências para repassar orientações sobre a doença. Exames, consultas e procedimentos eletivos, agendados por meio de consórcio e convênios terão seus agendamentos suspensos por tempo indeterminado, exceto quando houver casos de urgências e emergências e em casos de gestantes. O transporte de pacientes em tratamentos em outros municípios pelo SUS continuará, porém os motoristas serão orientados a disponibilizar o álcool 70% aos pacientes e desinfecção ao retorno dos veículos. Também serão fornecidas máscaras aos pacientes que durante as viagens, apresentem sintomas respiratórios ou febre. Também estão suspensos eventos e atividades de qualquer natureza, realizadas em espaços públicos ou que dependam de autorização municipal, com público superior a 50 (cinquenta) pessoas, incluídas as festividades de comemoração do aniversário de Tibagi. Confira na íntegra a nota aqui.

A Secretaria Municipal de Administração e o Palácio do Diamante funcionarão apenas para trabalhos internos e em escala, sem atendimento ao público. O protocolo atenderá sem que o cidadão tenha contato com o funcionário. Os

processos licitatórios com pregões presenciais marcados serão remarcados. Já os pregões eletrônicos estão mantidos.

Finanças

A Secretaria Municipal de Finanças também trabalhará com serviços internos e atendimento de pessoa por pessoa nos setores da Nota do Produtor e Tributação, evitando aglomeração.

Educação e Cultura

As aulas da rede pública municipal de ensino serão paralisadas a partir desta sexta-feira (20), seguindo a recomendação da Secretaria de Estado de Educação. As oficinas do Departamento de Cultura também estão suspensas.

Turismo

A Secretaria Municipal de Turismo funcionará em horário reduzido, das 10h às 16h, de segunda à sexta-feira, para trabalhos internos. O atendimento será pelo plantão, através dos telefones 3916-2150/0800 643 1388/(42)98816-8711. A Peregrinação do Monge João Maria, marcada para o dia 10 de abril, foi cancelada e o Curso de Barman foi adiado para uma data que será informada posteriormente. A partir desta quarta-feira (18), o Parque Estadual do Guartelá ficará fechado para visitação por tempo indeterminado. Os demais atrativos seguem abertos normalmente.

Esportes

A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação Orientada (Sero) cancelou as aulas nas escolinhas e também fechará os espaços públicos esportivos por período indeterminado. No último fim de semana, a Sero já havia cancelado a participação de atletas tibagianos em competições fora do município.

Assistência Social

Os grupos atendidos pelos veículos da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social e as atividades na quadra do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também serão suspensos por período

indeterminado. O atendimento e acompanhamento familiar serão limitados apenas para casos emergenciais.

Agência do Trabalhador

A Agência do Trabalhador funcionará através de agendamentos. Aquele que se encaixa em alguma vaga disponibilizada ou irá requerer o seguro desemprego terá que entrar em contato com o órgão solicitando um horário para atendimento, através do telefone 3275-3455.

Atividades normais

As secretarias municipais de Agricultura, Obras, Transporte e Saúde manterão os trabalhos normalmente. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente adiou apenas a programação alusiva ao dia mundial d’água, mas os serviços seguem ocorrendo normalmente.

O atendimento do TIBAGIPREV aos segurados e ao público em geral será realizado pelo telefone (42) 3275-2386 e pelo site www.tibagiprev.com.br por prazo indeterminado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.